Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

domingo, 18 de julho de 2010


Histórico da Semana da Família


A Semana Nacional da Família é hoje uma realidade em todo Brasil. Nasceu em Santos no ano de 1.993 pelas Equipes de Nossa Senhora, e em  pouco tempo ganhou espaço em todo o estado de São Paulo. Há década alcançou todo o Território, sob o incentivo e Coordenação do Setor Família e Vida da CNBB.

O objetivo que se atingir com a Semana Nacional da Família mobiliza toda a sociedade brasileira, a comunidade universitária, os empresários, profissionais liberais, políticos, pessoas de boa vontade, e de modo particular todo o mundo católico e cristão, no sentido de refletir, redescobrir e promover os verdadeiros valores e a dignidade da vida e a da família.

Dentre eles destacam-se o amor, a amizade, a partilha, a solidariedade, mudança de hábitos pessoais e sociais em relação ao meio ambiente, e justiça e a comunhão entre pessoas.

É uma grande oportunidade para que as paróquias já adquiram seus primeiros exemplares para planejar e programar a Semana Nacional da Família. Além disso, é possível realizar formações acerca dos temas apresentados no livreto aos interessados em animar grupos e comunidades.


A programação para a Diocese neste ano é:

04 a 16 de Agosto de 2010

04/08 – quarta-feiraPeregrinação Diocesana ao Santuário de Aparecida – Missa às 09 horas. Cada paróquia preparar a sua Caravana.

07/08 – Sábado – 19 h Missa de Abertura Diocesana
na Paróquia Sagrado  Coração de Jesus – com apresença D. Jacyr Braido.

08/08 – domingo
Missa de Abertura nas paróquias – Horários normais

De 2º a 6º feira – Atividades Consultem as Programações da Pastoral Familiar nas Paróquias, Capelas e Comunidades. – Participe e Prestigie

09/08 – 2º feira – 19h30 - Praia Grande
Sessão Solene no Palacio das Artes
End.: Av. Costa e Silva s/nº na entrada da Cidade

10/08 – 3º feira – 19h30 - Santos
Sessão Solene na Câmara Municipal de Santos –

11/08 – 4º Feira – 19h30 - S. Vicente
 Centro de Convenção de São Vicente


12/08 – 5º Feira – 20hs.- Guarujá


13/08 – 6º Feira – 19h30 - Itanhaém. 


14/08 – sábado – 19h30 – SHOW DAS FAMILIAS
Encerramento da Semana Nacional da Família em Cubatão com o Show do Padre Fabio de Melo

15/08 – domingo
Encerramento nas Paróquias

18/08 – 4º feira – 19hs – Cubatão
Sessão Solene na Câmara de Cubatão
End.: Rua José Vicente, 415

Orador em todas as sessões D. Jacyr Francisco Braido – Bispo Diocesano

Certo de poder contar com a participação de todos na unidade que nossa Igreja precisa para a glória do Senhor.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Fraternalmente.

Jussara e Genilson Santos

Coordenadores Diocesanos da Pastoral Familiar

Tel.: (13) 3494-5080

9609-0633
 


Escolas de Pais

Educar hoje é diferente. Os meios de comunicação, a imprensa, a televisão, o rádio, o cinema, etc, têm uma influência crescente e nem sempre transmitem os valores que os pais querem que seus filhos vivam.
O ambiente, os amigos, os colégios, a rua, etc, tampouco sempre dão o exemplo desejado. Estas influências exigem, aos pais responsáveis, uma maior preparação como educadores.
Esta situação criou uma preocupação generalizada que trouxe como conseqüência o desenvolvimento de novos métodos pedagógicos que nos abrem aos pais horizontes otimistas. É uma realidade que contamos com respostas otimistas; as pesquisas nas áreas do comportamento humano tornaram possível valiosas contribuições no campo da Educação Familiar.
Os pais devemos aprender a educar melhor, e conhecer os novos recursos que nos oferecem as ciências educativas. Desta maneira, os bons resultados serão o normal em uma família responsável, e os "filhos problema" a exceção.
Na sociedade atual há que educar em FUTURO. O futuro não é uma conseqüência do acaso. O futuro o estamos fazendo entre todos. Cada família presta sua colaboração ao esforçar-se em ajudar a seus filhos a ser pessoas livres e responsáveis. Para isso é necessário formar-se, preparar-se e melhor ainda profissionalizar-se.
Supõe um sério esforço, mas a transcendência do assunto o merece. Nessa luta algo está seguro: a família viverá mais unida e feliz em seu comum esforço por melhorar, uma melhora que acabará sendo contagiosa.
Hoje em dias, os pais têm muito pouco tempo e é necessário ensinar-lhes a educar com técnicas eficazes.
As escolas de pais são iniciativas que pretendem concretizar esta idéia, por isso visite o Blog da Escola de Pais. --- http://praiagrandeescoladepais.blogspot.com

terça-feira, 6 de julho de 2010

Santa Maria Goretti

6 de Julho


Santa Maria Goretti A Igreja, neste dia, celebra a virgem e mártir que encantou e continua enriquecendo os cristãos com seu testemunho de "sim" a Deus e "não" ao pecado. Nascida em Corinaldo, centro da Itália, era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus.

Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alexandre. Aconteceu que este jovem por várias vezes tentou seduzir Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: "Não, não, Deus não quer; é pecado!"

Santa Maria Goretti, certa vez, estava em casa e em oração, por isso quando o jovem, que era de maior estatura e idade, tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu com mais um grande não. A resposta de Alexandre foram 14 facadas, enquanto da parte de Goretti, percebemos a santidade, na confidência à sua mãe: "Sim, o perdôo... Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa... Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna".

O martírio desta adolescente, de apenas 12 anos, foi a causa da conversão do jovem assassino, que depois de sair da cadeia esteve com as 400 mil pessoas, na Praça de São Pedro, na ocasião da canonização dessa santa, e ao lado da mãe dela, que o perdoou também.

Santa Maria Goretti manteve-se pura e santa por causa do seu amor a Deus, por isso na glória reina com Cristo.


Santa Maria Goretti, rogai por nós!




































segunda-feira, 5 de julho de 2010

II Encontro da FAMÍLIA - 2010


A Comunidade  Católica Sagrada Família, se antecipa na  celebração da SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA,  e  promove  no dia 01 de agosto (domingo) na Paróquia São Jorge Mártir em Santos, o  II ENCONTRO DA FAMÍLIA. 
Na  primeira edição do evento, no ano passado, o Encontro reuniu cerca de 80 famílias, em torno de 40 crianças, 30 jovens e adolescentes e mais de 150 adultos entre casados e solteiros.

Neste ano, o evento mantém a programação atrativa de um dia inteiro de programação, enriquecida com muita animação  e  partilhas. No mesmo esquema, nos reuniremos em módulos desenvolvidos simultaneamente em ambientes distintos com dinâmica e condução diferentes de acordo com a realidade vivencial de membro da família. Teremos módulos para os casais, jovens, adolescentes e crianças ao mesmo tempo e no mesmo lugar. 
 
O Encontro acontece num domingo – Dia do Senhor e da Família - tem início às 8h30  e termina com a celebração da Missa às 18h.
O pregador oficial será Italo J. Passanezi Fasanella, da Arquidiocese de São Paulo – Capital  e Fundador da Comunidade Sagrada Família.
        
Os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição , que pode ser enviada por email, ou diretamente na Paróquia São Jorge Mártir ou ainda em nossa Casa de Missão (informações abaixo).
O valor da taxa de contribuição é de R$ 10,00 por família, com almoço incluso.

Informações:Paróquia São Jorge Mártir
Praça Rubens Ferreira -  Estuário (próxima a Paróquia São Benedito)
Tel.: 3236-3528 – diariamente a partir das 14h.

Casa de Missão da Comunidade Sagrada Família
Av. Pedro Lessa, 2532 altos – Embaré – Santos
Aberta ao público somente aos sábados das 16h às 20h
Tel.: 3345-5377 (deixe seu recado que retornamos)
ou pelo Email: 
santos@sagradafamilia.org.br

Garanta já a sua participação, retorne agora mesmo este email com seus dados.
Não se preocupe, oportunamente combinamos o recebimento da Taxa de contribuição.

Você não pode ficar de fora desta forte experiência da ação do Espírito Santo em toda a sua família.

Missão Santos
Comunidade Católica Sagrada Família