Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

sábado, 30 de outubro de 2010

Imagem de Destaque

O divórcio começa no coração

Casais, quebrem a dureza do coração

As relações conjugais estão em crise, pois cada pessoa quer a sua própria felicidade, e os casais, hoje, estão se divorciando por qualquer motivo.

A raíz do divórcio é a "dureza de coração". Mas hoje Jesus quer falar para as famílias que o divórcio acontece, primeiramente, nos corações dos casais, para depois ir para o papel.

Vou contar-lhes uma história que ouvi, cujo autor é desconhecido:

O homem por detrás do balcão, olhava a rua de forma distraída, enquanto uma garotinha se aproximava da loja, ela amassou o narizinho contra o vidro da vitrina. Os seus olhos da cor do céu, brilharam quando viu determinado objeto. Ela entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesas azuis.

- É para minha irmã. Você pode fazer um pacote bem bonito?

O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou:

- Quanto dinheiro você tem?

Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão, e feliz disse:

- Isto dá, não dá? (Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa.)
- Sabe, continuou, eu quero dar este presente para minha irmã mais velha. Desde que morreu nossa mãe, ela cuida da gente e não tem tempo para ela. Hoje é aniversário dela e tenho certeza que ela ficará feliz com o colar que é da cor dos olhos dela.

- O homem foi para o interior da loja. Colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde.

- Tome! Disse para a garota. Leve com cuidado.

Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia, quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou:

- Este colar foi comprado aqui?

- Sim senhora.

- E quanto custou?

- Ah! Falou o dono da loja. O preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o freguês.

- A moça continuou: - Mas minha irmã somente tinha algumas moedas. E esse colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagar por ele.

O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu à jovem.

- Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. Ela deu tudo que tinha!

O silêncio encheu a pequena loja, e lágrimas rolaram pela face da jovem, enquanto suas mãos tomavam o embrulho. Ela retornava ao lar emocionada...

Você é capaz de tudo pela sua família? Você precisa dar tudo o que tem por ela. Para que você se casou? Por que você está noivo? O que o motiva a se unir a esta mulher ou a este homem?

Esposa, procure tempo para olhar dentro do olho do seu esposo e dizer que o ama. Isso não é coisa de casal "novinho"; isso é característica de família. Espero que ninguém "morra" em sua casa. Espero que você não durma do lado de um cadáver.

Se as coisas estão mal para sua família, opte por andar pelo verdadeiro caminho que é Jesus. Ele grita ao nosso coração: "Sua família é boa, o seu casamento é bom". Deus acredita na sua família, Deus acredita em você, na sua história. Deixe de ser tonto! Ande pela estrada certa e não se esqueça de que o caminho é Jesus; se você quiser que sua família seja feliz, entregue-a para Ele.

Casais, quebrem a dureza do coração, amem, porque ainda há tempo! Amem seus filhos enquanto há tempo, porque eles vão crescer. Esse é o momento certo, tempo de dar atenção a eles. Quebrem a dureza de coração! Peço-lhes hoje: voltem para suas casas sem medo, o caminho é Jesus.

Há solução para sua família, e ela começa em seu coração. Não se desvie o caminho, pois, você e sua casa são do Senhor".
Sábado, 30 de outubro 2010
A santificação da nossa família “A vontade de Deus é a vossa santificação” (1Ts 4,3a).

O lar é o lugar propício para que a santificação aconteça. Marido e mulher, pais e filhos são como facas que se amolam uma na outra. A santidade acontece dentro desse “tubo de ensaio” que Deus preparou cuidadosamente. É aí que Deus quer formar os seus santos: mulheres santas, homens santos, pais e filhos santos. É na família, por mais difícil que seja, que Deus quer formar santos. Não podemos destruir esse “tubo de ensaio”. Não podemos permitir que o inimigo o destrua. O que Ele quer é impedir a vontade de Deus: a nossa santificação e a santificação da nossa família.

Quantas revistas, filmes, quadros, pôsteres que entram na nossa casa e que nunca deveriam ter entrado, pois poluem o nosso lar! Podemos pensar que não farão mal algum, mas se levamos lixo para dentro de casa, logo aparecem o mau cheiro, as moscas, as baratas. Essa sujeira espiritual em sua casa faz dela o lugar ideal para as forças do mal se instalarem.

Precisamos ser radicais! Precisamos mudar tudo para que esse lixo não entre mais na nossa casa.
Enquanto não se tiram essas revistas, livros, pôsteres, novelas, filmes, músicas, as coisas não se resolvem. Sua casa não pode guardar esse lixo. Esta é a vontade de Deus: a santificação da sua família! Se você continuar permitindo, seja por comodismo ou por não saber como agir, a contaminação vai entrar e fazer estragos na sua família e no seu próprio casamento.

A nossa casa é santa, porque proveio de Deus. Mesmo com todos os problemas, foi Deus quem a quis. A sua família não é simplesmente vontade humana, mas vontade de Deus! Sua família começou no altar, pelo Sacramento do Matrimônio. A sua casa é santa! E precisa conservar-se santa!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Jovens sejam de Deus PHN

Imagem de Destaque

A juventude é o maior tesouro da humanidade

Em que estado ela se encontra?

"Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isso é justo" (Ef 6,1).
A juventude é chamada de "a flor da idade", porque é bela, forte, pujante, cheia de vida e desafios. Mas, muitos jovens estão sofrendo em nossos dias, porque não sabem o sentido da vida e porque não lhes foi mostrada a sua beleza conforme a vontade de Deus.
Muitos ainda não sabem o valor que têm, por isso desprezam sua própria existência e a dos outros. Perdidos no tempo e no espaço, debatem-se, muitas vezes, no tenebroso mundo do crime, das drogas, da violência, do sexo sem compromisso e de outras mazelas.

O maior tesouro da humanidade é a sua juventude. No entanto, em que estado ela se encontra? A quantas anda este tesouro de carne e espírito? Tenho-o visto desprezado, entregue às drogas, ferido pelas armas, destruído pelo álcool, carente de amor e de vida. Que belo tesouro desvalorizado!

O jovem não tem o direito de abandonar-se ou deixar sua vida se estragar; pois ele é a mais bela obra do Criador. Muitos já perderam o magnífico sentido da vida, mas Deus tem um plano e uma vontade para a vida de cada um.

Leia esta estória:

Havia, na Índia, um sábio que desvendava os mistérios da vida das pessoas; ele era assiduamente procurado. Certa vez, um jovem desconfiado e ousado, quis testar a sabedoria do velho sábio. Pegou um passarinho vivo, escondeu-o atrás do corpo e se apresentou diante do homem de cabelos e barbas já brancos.
- O senhor é sábio mesmo?
- Dizem que eu sou.
- Então, responda-me: o que eu tenho em minhas mãos?
- Deve ser um pássaro; jovens como você gostam muito de caçar os pássaros.
- É verdade, o senhor acertou! Parece que é sábio mesmo. Mas me diga, o pássaro está vivo ou está morto?
O sábio agora estava numa situação difícil; se ele dissesse que o passarinho estava morto, o jovem o soltaria a voar; se dissesse que estava vivo, o jovem o mataria em suas mãos sem que o sábio o notasse. Uma cilada de mestre!
- Então, senhor sábio, o passarinho está vivo ou está morto? Responda-me. O senhor não é sábio?
O velho abaixou a cabeça e pensou um pouco.
Depois respondeu ao jovem:
- Depende de você!
Pensativo e cabisbaixo o jovem foi se afastando e, ao longe, olhando para o velho, soltou o passarinho e começou a chorar.

Você jovem tem um passarinho dentro de você. Matá-lo ou deixá-lo viver depende exclusivamente de você, pois você recebeu o dom mais precioso deste mundo: a liberdade. Este pássaro de ouro, que é sua vida, criada à imagem e semelhança de Deus, está em suas mãos. Eu lhe pergunto: o que você vai fazer dela? Depende de você! A vida é sua e de mais ninguém. É o único dom que de fato é inteiramente seu. O resto é seu, mas está fora de você. Não culpe ninguém pela vida que você está levando.

Paul Claudel, um teatrólogo francês convertido, disse que "o jovem não foi feito para o prazer, mas para o desafio". Só Cristo pode dar ao jovem o máximo. Jesus lhe revela a sua beleza e o seu valor; Ele lhe mostra a grandeza de ser “filho amado de Deus”. 

O jovem cristão, como já foi dito, deve honrar os seus pais, como ensina o quarto mandamento; deve ser fiel a seus amigos e irmãos, estudar e trabalhar, nunca perder tempo e jamais jogar a vida fora com coisas vazias. Terá que descansar e pode se divertir, mas de maneira saudável, sem pecar, sem fazer do prazer um fim, mas apenas um meio de descansar e poder viver bem fazendo o bem aos outros.

É na juventude que Deus nos chama a um encontro pessoal com Ele. Para alguns será um chamado para a vida sacerdotal ou religiosa, vivendo no celibato e entregando a sua vida radicalmente a Deus a serviço do seu Reino. Não existe nada mais belo para um jovem do que a vocação sacerdotal. Sem o sacerdote não há Igreja, não há perdão sacramental dos pecados, não há Eucaristia, não há salvação.
O jovem cristão é também um evangelizador; especialmente sendo exemplo no meio de seus amigos, sem ter vergonha de sua fé e de sua Igreja. Hoje é difícil dar testemunho de Jesus, viver como a Igreja ensina, rejeitando o sexo fora e antes do casamento; fugindo das diversões perigosas e de todo pecado; mas, quanto mais isso for difícil, mais necessário será para a sociedade voltar para Deus. O jovem precisa conhecer a doutrina católica, ler e estudar o Catecismo para saber dizer a seus parentes e amigos qual a sua esperança e as razões de sua fé.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

8 de outubro - DIA DO NASCITURO

QUANDO COMEÇA A VIDA HUMANA

O Dr. Jérôme Lejeune, o “Pai da Genética Moderna“ e o descobridor da causa da Síndrome de Down, afirmava: “Aceitar o fato de que um ser humano começa a existir a partir da concepção não é mais uma questão de opinião; é uma evidência experimental”.

William Liley, pioneiro da terapia fetal, escreveu um famoso artigo em 1972, O Feto é uma Pessoa: “Os homens e as mulheres da ciência que aprovam o aborto o fazem com base no julgamento que fazem sobre o valor da vida humana, não a partir do fato científico de que há uma vida humana.”

A legalização do Aborto, conforme comprovado com dados estatísticos em diversos países (inclusive ditos “desenvolvidos”):

• MATA um SER HUMANO indefeso, privando-o do DIREITO INALIENÁVEL À VIDA e também de todos os demais direitos.

• Não reduz as taxas de mortalidade materna.

• Não contribui para a saúde da mulher.

• Não diminui a sua incidência.

Não podemos nos contentar com os falsos argumentos dos abortistas. Assim, apesar de haver quem diga que “300 mil mulheres morrem em conseqüência de abortos clandestinos no Brasil”, esse número não chega a 200.

Brasil: Número de mortes maternas
1996 – 146
1997 – 163
1998 – 119
1999 – 147
2000 – 128
2001 – 148
2002 – 115
Fonte: http://www.datasus.gov.br

A solução para se dimunir a mortalidade materna e fetal é o aumento de recursos físicos e de pessoal qualificado para o atendimento à gestante e ao bebê, e não a legalização do aborto.

CHEGA DE DIZER NÃO; VAMOS DIZER SIM À VIDA!

Pai e mãe quais os exemplos vocês têm dado para os seus filhos?



Estamos acompanhando a exortação que São Paulo faz a uma comunidade, a comunidade de Corinto. Uma comunidade cheia de dons, mas que foi tomada de partidos. 'Escrevo-vos tudo isto, não com a intenção de vos envergonhar, mas para vos admoestar como meus filhos queridos.'

A Primeira lição que a primeira leitura trás é: pai que é pai corrige, como São Paulo corrigiu. Não para envergonhar os seus, mas para direcionar no caminho certo.

Sem educação dos filhos a geração é um ato imperfeito e incompleto. Os pais são os primeiro e os principais educadores. Família é o lugar onde adquirimos os princípios. A família é, por tanto, a primeira escola de virtude sociais.

O futuro de uma sociedade não pode se realizar sem a participação das famílias. A salvação da pessoa está ligada ao bem estar da familiar.

A responsabilidade de educar o seu filho é sua. Essa responsabilidade não pode ser "terceirizada". É comum pais deixarem que a TV eduquem os filhos, isso não pode acontecer.

Pais, vocês não têm o direito de transferir a educação dos seus filhos para escola, a escola é parceira e não substituta. As vezes deixamos as escola educar os filhos, para trabalharmos, mas esquecemos o prejuízo que é a ausência dos pais na nossa família.

Pais que trabalham e deixam suas esposas em casa, compreenda que suas mulheres trabalham em casa, e trabalham muito, e a educação dos seus filhos não é missão apenas dela. O homem, o pai é insubstituível na vida do seu filho. Então seja pai de verdade.

Gerar um filho na carne sem educar, é um ato incompleto.

A ausência do pai pode levar os filhos para gestos e inclinações femininas. É Preciso que dentro de uma casa tenha um modelo de homem. Ninguém pode fazer o papel do pai, só você pode fazer, uma boa escola não substitui a sua presença.

O melhor método de educação é o exemplo dos pais. Pai e mãe quais os exemplos vocês têm dado para os seus filhos? É necessário que os pais façam antes e depois cobrem dos seus filhos. Não cobrem dos seus filhos o que vocês não têm coragem de fazer.

''De fato, mesmo que tivésseis dez mil educadores na vida em Cristo, não tendes muitos pais. Pois fui eu que, pelo anúncio do Evangelho, vos gerei em Jesus Cristo.''

Nada substitui o pai. É Palavra de Deus que diz. Pode ter 10 mil missionários da Canção Nova evangelizando, de nada adianta se não temos pais presentes.

Pai e mãe preste atenção! Gerar um filho na carne sem educar, é um ato incompleto.

Vovós não ocupem o lugar da mãe nas vidas dos seus netos, cuidado para você não abrir a creche da vovó. Sei que é por amor, mas o seu filho e filha precisa ter responsabilidade nas vidas que colocam no mundo, se não eles continuarão gerando para você educar.

Pais gerem com o coração também. Quantos filhos estão tomando esta atitude de ser pais que geram espiritualmente.

Hoje é preciso restaurar os papéis da nossa família. Há filhos que mandam na sua casa, porque os pais se comportam como filhos. Tem gente que paga escolas caríssimas, mas que por estar ausente deixa o filho ter contato com traficante que vende droga na esquina da escola, e você não vê a alteração do seu filho que está envolvido com droga, porque está trabalhando. Que o Senhor restaure a sua família. Que você, através da oração, ocupe o seu lugar na família. Permita que Jesus, o restaurador, entre em sua casa. O invoque, leve Deus para os seus.

Homilia baseada no Diretório da Pastoral Familiar - CNBB

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Reunião Pastoral Familiar - Regional Sul 1

Pastoral Familiar - Regional Su1 - Sub-Região SP 2

“A Família, formadora de Valores Humanos e Cristãos”

NOSSA REUNIÃO DO REGIONAL SUL 1 SERÁ EM SANTOS NA IGREJA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA.
AV. ANA COSTA Nº 74
DIA 16 DE OUTUBRO, INICIO AS 8:00HS E TERMINO AS 13:00
DESDE JA AGRADECEMOS AO PE. CLAUDIO PELO CARINHO E ACOLHIDA


Pauta:

1 – Acolhida

2 – Oração inicial

3 – Leitura e correção da ata da reunião anterior

4 – NUFESP

5 – Semana Nacional da Família (trazer por escrito)

6 – Semana Nacional da Vida / Dia do Nascituro (trazer por escrito)

7 – Calendário 2011

8 – Palavra do Casal Secretário

9 – Palavra do Casal Administrativo-Financeiro

10 – Outros

11 – Próxima reunião com confraternização – 20/11/10 – São Miguel Paulista

Cuidado com suas palavras!

Quarta-Feira, 06 de outubro 2010
Cuidado com suas palavras! Precisamos ter muito cuidado com as palavras, principalmente entre os esposos. Injúria é falar mal. O falar mal está muito perto da maldição. A palavra dos cônjuges, unidos pelo Sacramento do Matrimônio, deve ser de bênção, ou seja, uma palavra de “bem + dição” = de dizer bem, não de “mal + dição” = de dizer mal, de falar mal um do outro.

Quando você fala mal, no fundo, é como se quisesse que aquilo acontecesse! Para ser bem franco, equivale a rogar uma praga, lançar uma maldição. Padre Robert DeGrandis, grande conhecedor do assunto, diz: “Cuidado com as suas palavras, porque: ou elas são bênçãos ou são maldições!”

Sem você perceber, a palavra de maledicência acaba sendo a palavra de maldição. Você não quer semear uma erva venenosa, mas se você deixar sementes escaparem entre os dedos estas sementes irão frutificar! Os esposos não podem falar mal um do outro. Da mesma forma, os filhos não podem falar mal dos pais e dos irmãos. Tampouco pais não podem ficar falando mal dos filhos. Cuidado, porque o que você fala é semente. E o inimigo de Deus está querendo que essas sementes caiam e frutifiquem.

Suas palavras precisam ser bênção. Se o marido errou, tenha palavras de bênção a respeito dele para tirá-lo do erro, para levantá-lo da lama em que escorregou e ficou caído. Assim também com a esposa e com os filhos. Cuidado com suas palavras!

Deus abençoe você!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

sábado, 2 de outubro de 2010

CURSO DE PLANEJAMENTO NATURAL FAMILIAR METODO BILLINGS

CURSO BASICO PARA INICIANTES NO METODO BILLINGS DE OVULAÇÃO

DIA 17 DE OUTUBRO (DOMINGO)
HORARIO: 14 HS  ÀS 17 HS

LOCAL: Casa de Missão da Comunidade Sagrada Família
Av. Pedra Lessa, 2532 Embaré - Santos/SP
Telefone: (13) 3345-5377
Email:
santos@sagradafamilia.org.br

O Curso será ministrado pela Coordenadora Técnica e responsável do Núcleo CENPLAFAM da Baixada Santista - Dra. Silvia Paula - e será aberto a todos.
As pessoas que puderem contribuir com uma taxa de R$ 5,00 por pessoa ou por casal, nos ajudarão nas despesas próprias do curso, sobretudo o material de estudo que será distribuído a todos os presentes.

Realização:
CENPLAFAN  Baixada Santista               &         Comunidade Católica Sagrada Família
                        
Os interessados favor confirmar por  email participação.
ou  por telefone