Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Missa da Família da Comunidade Familia de Deus


NO  MÊS DE MAIO,  DE NOSSA SENHORA,
CONVIDAMOS VOCÊ  E A SUA FAMÍLIA
Missa da Vida     
              Missa pela Paz
                                                 Missa da Família                      
 
Celebrante:   
Pe. Antonio  Baldan Casal

Dia 06 de Maio a partir das 19h00
Capela do Bom Pastor, Av. Ana Costa, 396    
Mais informações:  Tel. 30197953     

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bento XVI defende presença cristã nas redes sociais

Em sua mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgada nesta segunda-feira, 24/01, o Papa Bento XVI salientou que existe um estilo cristão presente também no mundo digital: “traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro”, afirmou.
redes sociais virtuais
O Santo Padre disse que comunicar o Evangelho através das novas mídias significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele.
“Também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele”, enfatizou Bento XVI.
Diante das novas redes sociais que já fazem parte do cotidiano, o Papa convidou os cristãos a unirem-se com confiança, criatividade, consciência e responsabilidade, para que este não seja um meio de simples satisfação do desejo de estar presente.
web, salientou o Pontífice, contribui para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual. “Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição”, enfatizou.
Bento XVI ressaltou também que os cristãos, testemunhando suas convicções mais profundas, prestam uma preciosa contribuição para que a web não se torne um instrumento que reduza as pessoas a categorias, que procure manipulá-las emotivamente ou que permita aos poderosos monopolizar a opinião alheia. “Os crentes encorajam todos a manterem vivas as eternas questões do homem, que testemunham o seu desejo de transcendência e o anseio por formas de vida autêntica, digna de ser vivida”, elucidou.
Sobretudo aos jovens, que estão envolvidos diretamente nesta mudança da comunicação, o Papa alertou que a presença nestes espaços virtuais pode ser o sinal de uma busca autêntica de encontro pessoal com o outro, e que é preciso estar atento para evitar os seus perigos, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. “Na busca de partilha, de ‘amizades’, confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio ‘perfil’ público”, advertiu.
26/01/2011
Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=280131

terça-feira, 19 de abril de 2011

Carta conclusiva do encontro promovido pelo CELAM

Entre os dias 29 e 31 de março deste ano, em Santa Fé, na Colômbia, a Conferência Episcopal Latino Americana – CELAM – realizou um encontro reunindo os bispos presidentes, padres e leigos responsáveis pelas Comissões Episcopais para a Vida e a Família da América Latina e Caribe.
Deste encontro nos vem uma carta conclusiva, que a CNBB traduziu do espanhol, e que levamos a seu conhecimento, na íntegra, abaixo. Na parte que fiz o grifo se pode ver como cresce a preocupação com os recém-casados:

Discípulos missionários para o Evangelho do matrimônio, da família e da vida

1. Os bispos, presbíteros e leigos responsáveis pela Pastoral Familiar e pela Pastoral da Vida na América Latina e Caribe, reunidos no Encontro Pastoral da Família e Vida, organizado pelo Conselho Pontifício para a Família e pelo Departamento da Família e Vida do CELAM, de 29 a 31 de março de 2011, na cidade de Bogotá, Colômbia, saudamos a todas as famílias do continente com esperança e amor.
2. Agradecemos ao Santo Padre Bento XVI por suas palavras de estímulo enviadas através de mensagem dirigida ao Eminentíssimo Cardeal Ennio Antonelli, Presidente do Conselho Pontifício para a Família, que nos manifesta sua proximidade, carinho e preocupação com a família, “que é o valor mais querido pelos povos destas nobres terras” (Carta do Santo Padre Bento XVI ao Cardeal Ennio Antonelli, 28 de março de 2011). Valorizamos a presença do Sr. Cardeal Antonelli, do Secretário do Conselho Pontifício para a Família, Dom Jean Laffitte e seus colaboradores que, junto com os bispos, sacerdotes e leigos que trabalhamos a favor da família e da vida nesta região, têm feito deste encontro uma ocasião para viver juntos uma apaixonada experiência eclesial.
3. Neste encontro, tivemos a oportunidade de realizar um intenso trabalho para analisar a realidade da família e da vida. Constatamos, a partir dos fatos, que uma e outra passam por uma situação de verdadeira emergência, devido a forças que a distorcem e a distanciam do projeto original de Deus. É conhecido também o trabalho árduo que as Conferências Episcopais estão fazendo para a promoção e defesa dos valores sagrados presentes no matrimônio, na família e na vida, não só no interior da Igreja, mas também em âmbito legislativo, da medicina e da ética.
4. Ainda que em muitos países existam legislações que apóiam a vida, continua sendo elevado o número dos abortos em nível mundial. Diante disso, renovamos nosso compromisso de continuar trabalhando com fé, esperança e dedicação no serviço que prestamos à humanização da sociedade mediante a promoção e defesa da instituição familiar e do dom da vida. Incentivamos a criação de comitês para a promoção e defesa da vida nos níveis diocesanos e paroquiais.
5. Em nosso encontro, reafirmou-se que a família é verdadeiro sujeito de evangelização e apostolado para anunciar, celebrar e servir a Boa Nova do matrimônio, da família e da vida, pois “Jesus mesmo quis incluir o matrimônio entre as instituições de seu Reino (cf. Mt 19,4-8), elevando a sacramento o que originariamente está inscrito na natureza humana” (Exortação Apostólica Verbum Domini, 85). Isto nos compromete a ajudar pastoralmente as famílias para que, a partir da pedagogia da santidade e do amor, frutos de um encontro vivo com Jesus Cristo, e mediante seu testemunho como famílias cristãs, sejam um foco de irradiação de uma nova educação para descobrir as maravilhas de Deus, sobretudo no amor esponsal do homem e da mulher a quem foi confiada a vida.
6. Como fruto do encontro comprometemo-nos a renovar e intensificar nosso acompanhamento pastoral às famílias. Um primeiro passo para isso foi o estabelecimento de novas formas de colaboração entre as Comissões Episcopais Nacionais para a Família e a Vida, o Departamento de Família e Vida do CELAM assim como com o Conselho Pontifício para a Família. Com este fim estimulamos o fortalecimento da catequese de iniciação cristã, a preparação para a vida conjugal e familiar, destacando a educação para o amor que permita reconhecer o verdadeiro significado da sexualidade, a séria preparação para o matrimônio, a formação permanente dos cônjuges depois do matrimônio, a constituição de associações de família para ter uma presença ativa no seio da sociedade e uma pastoral familiar de processos mais que de atividades isoladas, que elabore projetos a longo prazo com visão e esperança: “A ação pastoral da Igreja deve ser progressiva, incluído o sentido de que deve seguir a família, acompanhando-a passo a passo nas diversas etapas de sua formação e de seu desenvolvimento” (Exortação Apostólica Familiaris Consortio, 65). Convidamos especialmente os bispos, sacerdotes e diáconos e agentes da pastoral familiar e da vida a redescobrir a beleza da instituição familiar, do dom dos filhos e a alegria no compromisso de difundir o esplendor desta verdade, especialmente mediante seu testemunho de adesão ao Evangelho, para destacar a relação entre a Palavra de Deus, matrimônio e família cristã.
7. Queremos expressar toda a gratuidade da Igreja para com os esposos e as famílias que oferecem um exemplo crível e convincente de compromisso com sua santificação, tornando espiritual e humanamente fecundas suas atividades através de sua participação na vida da graça, especialmente na Eucaristia e na reconciliação sacramental.
8. Às famílias desestruturadas e feridas pela vida, aos que sofrem a prova da divisão, da separação ou do divórcio, queremos expressar-lhes nossa profunda proximidade e manifestar nossa convicção de que o Senhor tem para com eles um amor particular e que não deixa de oferecer-lhes os tesouros infinitos de sua misericórdia.
9. Animamos a todos vocês, jovens, a estarem abertos ao amor que é sempre uma boa notícia. Deus participa de sua alegria. O encontro entre seu amor e o Amor de Deus se realiza no sacramento do matrimônio, aliança de amor fiel e duradouro entre um homem e uma mulher, aberto à vida, no qual vocês encontram a plenitude de seu amor. Não tenham medo de viver a vocação ao matrimônio!
10. Com Maria, temos a certeza de que para Deus nada é impossível e que “nenhum esforço será inútil para fazer com que cada família, fundada na união indissolúvel entre um homem e uma mulher, leve até o fim sua missão de ser célula viva da sociedade” (Carta do Santo Padre Bento XVI…). Coloquemos os frutos deste trabalho nas mãos de Nossa Senhora de Guadalupe, mestra e servidora do amor dos esposos e ícone da sacralidade da vida quem mostrando primeiro a beleza do Deus da vida, anima a Juan Diego a ser mensageiro da verdade e da bondade inerentes a ela.
Dado na cidade de Santa Fé, em Bogotá, sede de nosso encontro, aos 31 dias do mês de março de 2011.
Dom Leopoldo José Brenes Solórzano
Arcebispo de Manágua
Presidente do Departamento de Família e Vida do CELAM
Dom Germán Trajano Pavón Puente
Bispo de Ambato
Responsável pela Seção de Família do CELAM
Dom Antonio Augusto Dias Duarte
Bispo Auxiliar de Rio de Janeiro
Responsável pela Seção Vida do CELAM
Dom Mariano José Parra Sandoval
Bispo de Ciudad Guyana
Responsável pela Juventude do CELAM
Copyright © 2011 CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

terça-feira, 12 de abril de 2011

Familia em Missão


d) Promover, em dialogo com os governos e a sociedade, politicas e leis a favor da vida, do matrimônio e da familia.
g) Estabelecer programas de formação, atenção e acomapnhamento para a paternidade e a maternidade responsáveis.
 h) Estudar as causas das crises familiares para encará-las em todos os fatores.
i) Continuar oferecendo formação permanente, doutrinal e pedagógica, para os agentes de pastoral familiar
DA. 437
por Genilson Santos

 Jornalista








Documento de Aparecida

Visto que a Familia é o valor mais querido por nossos povos, cremos que se deve assumir a preocupação por ela como um dos eixos transversais de toda a ação evangelizadora da Igreja. Em toda a diocese se requer uma pastoral familiar "intensa e vigorosa" para proclamar o evangelho da familia, promover a cultura da vida, e trabalhar para que os direitos das familias sejam conhecidos e respeitados.
DA 453
por Genilson Santos
jornalista