Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

sábado, 23 de julho de 2011

Dom Odilo fala sobre imagem de Nossa Senhora na 'Cracolândia'

O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, falou sobre a polêmica imagens de Nossa Senhora colocada em um muro na região da “Cracolância”, no centro da cidade.
A imagem Virgem Maria foi colocada à frente de uma parede com fundo azul e as seguintes inscrições em dourado sobre ela: “Nossa Senhora do Crack”. Acima dela, havia uma luminária. A obra com a estrutura de gesso, presente nas igrejas católicas, foi feita por Zarella Neto e colocada na rua Apa, em Santa Cecília, na sexta-feira (22).
A obra do artista estava na fachada de uma casa abandonada até a manhã deste sábado (23), quando dependentes químicos revoltados com o uso da imagem a destruíram.
Dom Odilo relatou que se comoveu ao ver uma fotografia do local da imagem. “À frente da imagenzinha, duas pessoas agachadas na calçada, cabeça coberta, possivelmente drogadas, em atitude de oração. Ao lado, um cachorro, fazendo-lhes companhia...”, disse.
“Essa pessoa, talvez desesperada e tomada de angústia, sentido-se só e abandonada de todos, encontrou conforto e amparo na imagem da Mãe do Salvador, ‘Nossa Senhora do Crack’! Não é profanação. A Mãe de Jesus é também a mãe de todos os homens: "filho, eis tua mãe”, destacou o cardeal.
O arcebispo completou,  chamando a atenção para a dura realidade dos dependentes químicos. “Na perplexidade suscitada pela cena, nossa consciência é tocada. O drama dos dependentes químicos não pode nos deixar indiferentes. São pessoas humanas, são irmãos, são filhos de Deus. Nossa Senhora do Crack, rogai por eles, e por nós também!”.
O artista plástico afirmou que sua intenção foi a de chamar a atenção das autoridades para o problema com as drogas na região. Para isso, ofereceu uma espécie de padroeira aos viciados que se concentram em frente ao local todos os dias para fumar cachimbos de crack.
(Com Informações do G1)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Adesivos Família Feliz (SINAIS)


Um dia destes, parei diante de um carro na rua e percebi que existia na lateral , na lataria, um adesivo muito legal. Vi exatamente o adesivo da figura ai ao lado.
Pai, mãe, três filhos e um cachorro.
Na hora, me lembro bem que pensei no significado da figura.
Família. Uma família feliz. Lembro-me que admirei o proprietário do veículo.
Lendo hoje na internet, vi uma matéria sobre estes adesivos que já esta se tornando uma mania entre motoristas.
Colar estes adesivos se tornou uma mania ? Ou uma maneira de dizer aos outros motoristas que aquele carro é ocupado por uma família feliz e que os integrantes mantêm um laço afetivo muito forte e que deve ser respeitado.
Na violência do trânsito, isto pode significar um gesto de consciência, na família ele é um recado aos outros membros de seus verdadeiros afetos.
Para alguns é segurança no trânsito e para outros, que sabem o significado da família, é uma maneira de demostrar a todos a sua privilegiada posição de Membro de uma Família.
A novidade, apesar de algumas polêmicas, traduz o sentimento que temos visto em diversas pesquisas de opinião sobre o modo como as pessoas estão encarrando os seus relacionamentos afetivos familiares e na maneira com que assumem publicamente estes relacionamentos. Mudança de comportamento?
Famílias mais jovens, hoje adotam diversos tipos de comportamento. A mídia, a sociedade, a multiplicidade de opiniões e a liberdade de pensamento, fizeram com que as pessoas se distanciassem, criando muitas vezes uma convivência apenas geográfica ou convivência de hospitalidade, onde, morar junto não significa compartilhar pensamento e onde cada qual tem os seus interesses e suas decisões, independente da vontade coletiva. Alguns, em função dos inúmeros exemplos que temos presenciado, até alertaram para o "desaparecimento" das tradições familiares.
A busca de realizações pessoais, de independência financeira, de liberdade de ação e outros fatores exigidos hoje pela sociedade, tem assustado alguns pais.
Os relacionamentos que nossos filhos e netos estão expostos na escola, na sociedade, nos grupos de interesse e nas redes sociais, tem feito de nossas crianças seres fantásticos, antenados no mundo a sua volta, extremamente críticos e decididos, o que as leva a definirem mais cedo o conceito de "bom e ruim", "agradável ou desagradável", "certo e errado" e tantos outros conceitos que formam a nossa personalidade. Nossas crianças estão se tornando adultos mais cedo. E como adultos irão definir o que é melhor para eles.
Os exemplos familiares ajudam a todos, sem exceção, na formação do nosso caráter, o que vai definir nossa formação, nossos relacionamentos e nosso modo de interagir com outras pessoas. Pais introspectivos não representam filhos fechados em si, mas pais ausentes podem significar filhos distantes. Filhos distantes não significam filhos insensíveis.
Acredito que possam existir sim, famílias com membros que queiram se sentir livres, independentes, donos de seus destinos e senhores de suas vontades, mas acredito ainda que após algumas tentativas de "acertos e erros", é possível que a pessoa perceba que é na família onde a liberdade, a independência e o controle de sua vida encontra mais exemplos.
Talvez algumas famílias tenham perdido este sentido, ou seja, o sentido de oferecer internamente e a qualquer um a liberdade, segurança, independência e preparo para vencer desafios futuros. Este é o verdadeiro motivo pelo qual as pessoas se mantêm juntas e ligadas pelos laços familiares. Famílias estáveis não são determinadas pelas dificuldades mas pelo modo como enfrentam as dificuldades.
O adesivo Família Feliz é um dos sinais de que a cada dia, mais pessoas desejam intimamente fazer parte de uma família.  Isto é um fato. Um sinal claro de que este adesivo é mais que um aviso de segurança no trânsito, ele é acima de tudo o aviso de Segurança Famíliar.
Torço para ver mais destes adesivos.
Opine a respeito deste assunto.
Escrito por Walter Olivas no dia março 22nd, 2011 - 08:00

quinta-feira, 21 de julho de 2011

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA FAMÍLIA NA DIOCESE DE SANTOS


A Semana Nacional da Família é hoje uma realidade em todo o Brasil. Como principio e ponto de partida, nasceu em Santos no ano de 1973, organizada pelas Equipes de Nossa Senhora e em pouco tempo ganhou espaço em todo o Estado de São Paulo.
Há décadas alcançou todo o territorio nacional sob o incentivo e coordenação da Comissão Episcopal Pastoral para a vida e a familia da CNBB.
Agosto é um mês vocacional a Igreja promoverá encontros de reflexão para que as famílias aprofundem a consciência do verdadeiro sentido e da real dimensão de sua presença no mundo, para que os pais, mães e filhos, assumam com maior perseverança e coragem as tarefas que lhes são próprias.

Rezemos a Deus para que a família brasileira seja reflexo da Sagrada Família de Nazaré



A programação para a Diocese neste ano de 2011
TEMA      
“FAMILIA, PESSOA E SOCIEDADE”


03/08 – 4ª feira – Peregrinação Diocesana no Santuário de Aparecida - Missa as 09h00min.                                       

06/08 – Sábado – das 14hs às 18hs
Formação para Agentes da Pastoral Familiar do livro Hora da Família
Local: Paróquia Coração de Maria – Santos
Av. Ana Costa, 74 - Santos

13/08 – Sábado - 18h30min.     
Missa de Abertura Diocesana da Semana da Família Presidida com o Sr. Bispo e Padres da Região
Local Paróquia São João Batista
Praça Mons. Lino dos Passos, 52 – Peruíbe

14/08 – domingo – Abertura da Semana da Família nas Paróquias (Dia dos Pais)
Eventos Paroquiais de 2° a 6° feira com Missa, Palestras,  etc...

15/08   2ª-feira - 19h30min Sessão Solene da Câmara Municipal P.Grande
Local: Auditório da Secretaria da Educação de Praia Grande
Rua José Borges Neto, 50 - Vila Mirim 

16/08   3ª-feira - 19h30min Sessão Solene da Câmara Municipal Santos –
Local: Auditório Colégio Liceu Santista
Av. Francisco Glicério, 642 - José Menino  Santos  SP

18/08    5ª-feira - 19h30min  Sessão Solene da Câmara Municipal S.Vicente com a presença do Padre Baldan representando o Sr. Bispo
Local: Centro de Convenção de São Vicente
Avenida Capitão Luís Pimenta, 811 - Parque Bitarú

 18/08   5ª-feira - 19h30min  Sessão Solene da Câmara Municipal Guarujá
Local: Paróquia Santa Rosa de Lina
Av. Manoel da Cruz Michael, 297 – Santa Rosa

 19/08   6ª-feira   19h30min  Sessão Solene da Câmara Municipal Itanhaém
Local: bairro satélite  do lado  Santuário de Nossa Senhora da Conceição

 21/08   domingo       Encerramento nas Paróquias.

24/08   4ª-feira – 19hs Sessão Solene na Câmara de Cubatão
Local: Paço Municipal
Pça Dos Emancipadores, s/n

Orador Oficial na Sessão Solene nas Câmaras Municipais Bispo Dom Jacyr Francisco Braido
28/08 domingo Encerramento Diocesano o evento fica (CANCELADO)

domingo, 3 de julho de 2011

Reunião em Itanhaém da 04/07/2011

A Comissão Diocesana da Pastoral da Familiar estará nesta 2.feira  as 19h30m. fazendo reunião  na Cidade de Itanhaem, para a Implantação da Pastoral Familiar contamos com a presença do Padre. Emerson.
CALENDARIO PASTORAL FAMILIAR 2011
Calendário de Atividades - 2011
FEVEREIRO

21 DE FEVEREIRO - REUNIÃO PAST. FAM. CURIA – SANTOS AS 20H

MARÇO

09 de Março (quarta-feira) Abertura da CF 2011 Paróquias e Dioceses
21 DE MARÇO (2. FEIRA) REUNIÃO PAST. FAM. CURIA – SANTOS ÀS 20H
26 de Março (sábado) 5º Ato Público em Defesa da Vida Praça da Sé - SP

ABRIL

18 DE ABRIL (2.FEIRA) REUNIÃO PAST. FAM. CURIA – SANTOS AS 20H
FORMAÇÃO PF DIOCESANA REGIÃO GUARUJÁ


MAIO

15 de Maio (domingo) Dia Internacional da Família Paróquias da Diocese
15 de Maio (domingo) Formação Região Guarujá
16 DE MAIO (2.FEIRA) REUNIÃO PAST. FAM. CURIA – SANTOS AS 20H
28 de Maio (sábado) Simpósio Nacional da Família Aparecida - SP
29 de Maio (domingo) III - Peregrinação Nacional da Família Aparecida - SP

JUNHO

20 DE JUNHO (2. FEIRA) REUNIÃO PAST. FAM. CURIA – SANTOS AS 2OH
FORMAÇÃO PF DIOCESANA REGIÃO SÃO VICENTE

JULHO

02 de Julho (sábado) Assembléia Regional da Pastoral Familiar Sul 1 Sub-Região Sorocaba
18 DE JULHO (2.FEIRA) REUNIÃO PAST. FAM. CURIA – SANTOS AS 2OH

AGOSTO

14 a 20 de Agosto (dom a sáb.) Semana Nacional da Família Paróquias da Diocese
19 a 21 de Agosto (sexta-dom) XIII Congresso Nacional da Pastoral Familiar Belo Horizonte - MG
29 AGOSTO (2.FEIRA) REUNIÃO PAST. FAM. RELATORIO DA SEMANA DA FAMILIA “AVALIAÇÃO” CURIA – SANTOS AS 20H


SETEMBRO

19 SETEMBRO (2.FEIRA) REUNIÃO PAST. FAM. CURIA – SANTOS AS 20H
FORMAÇÃO PF DIOCESANA REGIÃO CUBATÃO
01 a 07 de Outubro (sáb.-sexta) Semana Nacional da Vida Paróquias e Dioceses
08 de Outubro (sabado) Dia Nacional do Nascituro Paróquias da Diocese


OUTUBRO

17 OUTUBRO (2.FEIRA) REUNIÃO PAST. FAM. CURIA – SANTOS AS 20H
FORMAÇÃO PF DIOCESANA REGIÃO PRAIA GRANDE


NOVEMBRO

21 DE NOVEMBRO(2.FEIRA) REUNIÃO PAST. FAM. CONFRATERNIZAÇÃO CURIA – SANTOS AS 20H
FORMAÇÃO PF DIOCESANA REGIÃO

DEZEMBRO

26 de Dezembro (domingo) Festa da Sagrada Família Paróquias