Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SEMANA DA FAMILIA NA PAROQUIA S. PEDRO O PESCADOR - S. VICENTE

Café da Manhã dos Dia dos Pais

Sessão Solene da Sem. da Familia na Camara de São Vicente do Centro de Convenção S. Vicente

Palestra sobre a sáude mental: "Solidão",o que fazer" Psicologa Selma Regina

Palestra sobre a sáude mental: "Solidão",o que fazer" Psicologa Selma Regina


Adicionar legenda

CONVITE MISSA DA PADROEIRA DE SANTOS - MISSA DA PAST. FAMILIAR

Caros Casais Representantes das Regiões, Representantes dos Movimentos, Coord. Paroquias 
A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar convida a todos, para Missa de N. Sra. do Monte Serrat - Padroeira de Santos no dia 03/09/2011 as 16hs na Catedral.
E como  gesto concreto levar 1 kilo de alimento não perecivel para que possamos ajudar as obras de caridade de nossa Diocese.

Peço que este convite seja enviado também para os seus amigos de contato por email pois essa missa e a Missa da Família com uma benção toda especial para os casais.

Abraços

Jussara e Genilson Santos
Casal Coord. da Codipaf

domingo, 28 de agosto de 2011

Simpósio de bioética em São Paulo

Veja abaixo o material de divulgação do Simpósio de Bioética promovido pela CNBB,Pastoral Familiar,Centro Universitário São Camilo,Revista Família Cristã e Paulinas.


Para inscrever-se neste evento,basta acessar o site www.familiacrista.org.br.
Certamente é uma oportunidade para conhecer ou aprofundar o conhecimento em bioética.

domingo, 21 de agosto de 2011

I SIMPÓSIO DA FAMÍLIA (2)


FAMÍLIA E TRANSMISSÃO DA FÉ: PAIS PEDAGOGOS
(PADRE JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA - PADRE ZEZINHO)



Há muitos estudos que abordam os impactos da cultura atual do sexo, da mídia, etc na família. Onde há exageros ou carências, a família paga o preço. Através dos filhos desestabiliza-se o casal, e através do casal desestabilizam-se os filhos.


DIÁLOGO E UNIDADE: Se Deus tem um sonho, podemos dizer que é o sonho da unidade (Jo 17, 21). E foi Jesus mesmo que deixou a santa pedagogia da unidade. Nunca poderemos ser como o Pai e o Filho são, mas podemos ser UMA família, UMA Igreja. Tudo o que aproxima nos leva mais perto do jeito de Deus. E isto começa através do diálogo.
A catequese do diálogo: diálogo é a capacidade de ver as coisas a partir do ponto de vista do outro. É buscar a essência com e a através do outro. Amor é diálogo, sexo é diálogo, família é diálogo. O diálogo só existe porque existe o outro, e ele é importante para mim.. Cria-se um “nós”, pois somos chamados a viver com e pelos outros. Família é uma sequência de laços, relações e reações. Boas relações ensinam boas reações. É preciso educar para boas relações, pois este é o princípio da transmissão da fé. Catequese é diálogo. Deus fez e faz isso conosco. Deus vai se relacionando conosco e nos ensinando como devemos viver.

INDIVIDUALIDADE E INDIVULDUALISMO: O mundo exalta o monólogo, salientando o “eu”, pois o “nós” parece seqüestrar nossa individualidade. Diz Jean Baudrillard que este mundo torna tudo fraccionado, sem visão de conjunto, sem mística do todo. Neste mundo sua família pretende ser um dos desafios. Todos os dias lutamos para fazer a partilha, o diálogo. Somos uma família Católica e sabemos que nem tudo nos é permitido. E nem tudo que é permitido nos convém.
O diálogo nos ensina que nem tudo nos é permitido. Diálogo pode até ser agradável, mas não e fácil. Exige sacrifícios e renúncia. A Igreja é como um semáforo verde, amarelo e vermelho. Fica mais tempo verde, mas quando é vermelho é proibido mesmo. A firme defesa da indissolubilidade do matrimônio, da vida desde a concepção... Quantos mudam de religião só para ter o sinal verde o tempo todo.
Ousamos ir além do efêmero. Ficar casado para sempre é impossível?! Como, se milhões conseguiram?! Ousamos afirmar: o sexo é para entrega plena dentro do contexto familiar. Não despreza os casamentos que não deram certo, mas não deixa de dizer a eles a verdade. Seremos capazes de amar os casais que se encontram nesta situação especial. Discordamos das opiniões dos gays, como eles discordam da nossa, mas não queremos viver com eles em discórdia pois os respeitamos em sua dignidade de seres humanos. Diremos sempre “não ao aborto, pois, para nós, filho nascido tem o mesmo valor que o filho gerado! É “nós ou eles” ou “nós com eles e por eles”?
A essencialização da fé passa pela essencialização do amor e a essência do amor é o diálogo.


FAMÍLIA SITUADA: só quem é situado sabe dialogar. Só casais bem situados diante da sociedade são capazes de dialogar porque não têm medo de ouvir o outro. As famílias de hoje não podem ser derrubadas com o vento. O casal desafiado acha saída nas horas difíceis, desafia o mundo com seus valores de católico! Não receberemos aplausos de um mundo que não admite que invadam sua liberdade, mas também não venham invadir o nosso púlpito!
Quem está sitiado e não sabe onde está, como vai saber onde está o outro?! Não se acha, como vai achar as palavras para se comunicar?!

CONCEITUALIZAR: Precisamos conceitualizar num mundo que vive de preconceito, modismo e assassina o pensamento. Os pescadores às vezes não entram no mar para pescar. Com sua simples sabedoria, sabem analisar pelo movimento das ondas quando não vale a pena ir mar a dentro. Assim, também há ondas do mundo nas quais não entramos. Aprendemos com nosso primeiro papa que era pescador.
O que nós católicos queremos não é o modismo, nem o comodismo. Seria muito mais fácil fazer coisas fáceis, doces, agradáveis... Precisamos deixar de ser uma igreja de tinturas, frases bonitinhas. Precisamos ter coragem dizer: “pode, não pode, concordo, não concordo...”
A Igreja vai tentando responder a cada novo desafio que se coloca. Precisamos conhecer ler e propagar as verdades da fé através dos documentos da Igreja.
A canção “Oração pela Família” nasceu da Familiaris Consortio. Não houve século em que o tema da família e da educação dos filhos não tenha sido abordado pela Igreja.
Se queremos que o mundo nos siga, então, teremos que ter uma opinião. A Igreja precisa de lares proféticos que nasçam das nossas alianças de casados, do compromisso do sacerdócio e da consagração. As alianças que usamos não são badulaques, nem miçangas ou paetês, mas símbolos e sinais, sim. Revelam que são compromisso, amor e dever.
Família: escola de santidade, de acese de renúncia, de alegrias, afetos, laços, de decisões, convivência, santidade. O casamento é o ato de ir, de estar juntos... Doar-se ao outro por reserva com o amor que vem do céu. O que é um vínculo, senão um diálogo?!
A separação fere os filhos e a sociedade, e o egoísmo dos dois destrói a essência. As exigências da fé tornaram-se insuportáveis e o altar do mundo é bem mais prazeroso que a Cruz de Cristo. Não podemos julgar cada caso, mas também não podemos deixar de enfrentar esse desafio da nossa igreja tão severa em defender a questão do vínculo. Esta verdade precisa permear as nossas lideranças, que conseguem tanto sucesso nas carreiras, mas não na família. Quantos líderes que deveriam servir de modelo para o povo não conseguem dar exemplo de vida sadia em família...
Fica difícil ensinar que, às vezes, é preciso perder, para Deus ganhar, especialmente neste tempo em que, até em nossos púlpitos, só se fala em “vitória”, em “tomar posse”, quando sabemos que casar é “abrir mão”... O sentido de posse é diferente. O verbo ter sugere posse, a expressão “ser de...” garante entrega. No casal um vive no outro. São um só, como o mistério da Santíssima Trindade. É este Grande Mistério que dá sentido ao pequeno mistério que é a família.
Precisamos ser uma Igreja de casais e sacerdotes convictos. Muito do que nós perdemos nestes últimos tempos foi porque não tivermos coragem de falar o que deveria ser falado. Não entrar nas ondas do mundo, como fazem os pescadores espertos.
A Familiaris Consortio fala deste mistério da inseparabilidade. Porque os dois são humanos e como avião com dois pilotos sempre precisa de correção de rota, o diálogo é tão necessário. A grande luz, ou o Grande Outro, nos ensina a respeitar a grandeza do outro. Oremos para que a maioria consiga e aí o sonho de Jesus terá se concretizado: “Que eles sejam um como eu e tu o pai somos um.”. (Jo 17) Não se consegue isso sem o dialogo aprendido desde criança no colo do pai e da mãe.
Concluo com esta música baseada num casal real que soube viver a religião na simplicidade do seu lar.


Casinha de ribeirão
Pe. Zezinho, scj

Numa casinha pequenininha
Pertinho do ribeirão
Um casalzinho já bem velhinho
Vivia de recordação

Oitenta anos de vida, sessenta de união
Seis filhos e vinte netos
Todos eles um só coração

Ela a cuidar do seu bem
E ele cuidando também
E os descendentes cuidando de quem
A vida inteira por eles viveu

E na casinha do ribeirão
Quem governava era a religião

Numa casinha pequenininha
Pertinho do ribeirão
O Vô Francisco e a Vó Tereza
Viviam de oração
Ouvindo rádio tranqüilos, imersos na oração
Oravam pela família
Unida pela religião

Ela a orar por seu bem
E ele por ela também
Filhos e netos orando por quem
A vida inteira por eles orou

E na casinha do ribeirão
O amor de Deus foi quem os motivou

Lá na casinha pequenininha
Pertinho do ribeirão
Chegou a hora de vô Francisco
Partir sem hesitação
Chamou os filhos e filhas
E netos ao seu redor
E anunciou que partia em busca do Criador...

Deu seu recado final
Fez uma prece total
Filhos e netos fazendo oração
Naquela casa não há solidão

E na casinha do ribeirão

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sessão Solene da Semana da Familia em Praia Grande

Evento ressalta Importância da família na escola
Semana da Família prevê atividades em todas unidades da Cidade
 
 

Edmilson Lelo
Abertura ocorreu no auditório da Seduc
A Escola de Pais do Brasil (seccional Praia Grande) e a Pastoral da Família em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) realizaram na segunda-feira (15) a abertura da Semana da Família na Escola. O evento teve a presença de autoridades eclesiásticas, educacionais e políticas. Também contou com apresentações musicais do grupo Amigos de Deus, da Paróquia Nossa Senhora das Graças. A Semana da Família foi instituída no município pela Lei nº 1270/2005.

Convidado especial, o Bispo Diocesano de Santos Dom Jacyr Francisco Braido palestrou sobre o tema e leu trechos do Documento de Aparecida, no capítulo relacionado ao modelo ideal de família, enfatizando a importância do amor entre pais e filhos como base da educação, a necessidade de atenção aos idosos e órfãos, o valor do respeito, da integração dos jovens na sociedade, do casamento consciente, da paternidade e maternidade responsáveis, o diálogo entre ciência e fé em defesa da vida, entre outros pontos. “Ninguém vive sem amor, ninguém vive isolado. É preciso descobrir a força e o dinamismo do amor, que conduz a família à comunhão”.

Em seu pronuciamento, o representante da Escola de Pais no Município, Genilson Santos, destacou que o objetivo principal dessa semana é despertar na sociedade a reflexão sobre a importância da família como fundamental no processo da educação e como formadora de valores humanos e cristãos. “Através da educação que implantamos na nossa casa, construimos a sociedade. A partir da minha família, faço a diferença. Por isso, precisamos investir nas nossas famílias”, frisou Genilson.

Programação – Ao longo da semana, as escolas estarão voltadas para a valorização da instituição familiar, com a realização de diversas atividades, como oficinas de artes, gincana com pais e filhos, palestras, ginástica laboral, apresentação teatral, sessão de cinema para a família, entre outras.

domingo, 14 de agosto de 2011

Abertura da Semana nacional da Familia

Aconteceu ontem em nossa Diocese a abertura Oficial da Samana Nacional da Familia, Com a Presença de nosso Bispo Diocesano Dom Jacir Francisco Braido concelabredos pelos sacerdotes Pe. Gonçalo João Domingues e Pe. Albino Schwengber da Paroquia Nossa Senhora da Conceição em Itanhaem e o Diacono Permanente Zeca da Firenze, alem de contar com os casais representados pelos movimentos e regiões em nossa Diocese, Mario e Marcia representando o Encontro Matrimonial, Vital e Bebeca representando o Encontro de Casais, o casal Diocesano Genilson e Jussara, Cidade de Guaruja Luiz e Marluci, São Vicente Lima e esposa, Santos centro Pedro e Roseli, ainda estiveram presentes casais representates das cidades de Itanhaem, Peruibe, entre outras faltando somente as cidades de Praia Grande, Cubatão e Mongagua.

 Após a Missa aconteceu o envio para os casais representados pelas regioões e Paroquias recebendo das mãos de nosso bispo Dom Jacyr o LIVRO HORA DA FAMILA que traz para a reflexão este ano o tema Famila Pessoa e Sociedade.
















sábado, 13 de agosto de 2011

"Dia dos Pais"

"Dia dos Pais"
 
 
Um pai é mais que um Amigo, um Herói, ele é o piloto da vida de seus filhos, aquele que encaminha e dá oportunidade para seguirem adiante, passo a passo, mas sempre debaixo de suas asas protetoras.
 
Um pai presente é como a luz que guia o peregrino durante sua longa jornada, ajuda a escolher o melhor caminho, oferece o conforto e calor para que a jornada seja de sucesso e próspera.
 
Esperamos que todos os Pais da Escola de Pais, possam contribuir com essa missão que nos foi passada por Deus iluminando os caminhos de nossos Filhos.
 
FELIZ DIA DOS PAIS!
 
São os votos de
 
Jussara e Genilson Santos e da
COMISSÃO PASTORAL FAMILIAR DIOCESE DE SANTOS

domingo, 7 de agosto de 2011

PE. MARCELO EM PRAIA GRANDE

DEDICATÓRIA DO LIVRO ÁGAPE EM PRAIA GRANDE
NA PRÓXIMA QUARTA FEIRA DIA 10 DE AGOSTO O PADRE MARCELO ROSSI FARÁ DEDICATÓRIA DO LIVRO ÁGAPE NO LITORAL PLAZA SHOPPING EM PRAIA GRANDE (NO AUDITÓRIO DO SHOPPING) DAS 14:00 ÁS 21:00 HORAS.
ESPERAMOS A TODOS

sábado, 6 de agosto de 2011

Mês de agosto, Mês vocacional

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP

Estamos no mês de agosto, um mês muito rico para a nossa vida em geral. É rico para a nossa vida familiar porque comemoramos o Dia dos Pais e temos a Semana da Família. É rico para a vida eclesial, pois temos grandes solenidades como a Transfiguração do Senhor, a Assunção de Nossa Senhora e Nossa Senhora Rainha. Celebramos grandes nomes da Igreja como Santo Afonso, fundador dos Missionários Redentoristas que cuidam da nossa Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, São Lourenço, padroeiro dos diáconos, Santa Clara, tão querida do nosso povo, Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina e que nos recorda a missão continental, o martírio de São João Batista, Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, a quem recordamos pelo amor ao seu filho e suas lágrimas pela sua conversão.
Recordo, ainda, o grande São João Maria Vianney, o Cura d’Ars. Ele é o padroeiro dos nossos padres e sua memória é a grande motivação para que o mês de agosto seja o mês Vocacional.

Neste mês, pensamos na vocação dos leigos e leigas,  chamados a servir ao Reino de Deus através da sua índole secular, ou seja, sendo fermento na massa, sal da terra e luz do mundo em todos os ambientes em que vivem, ou seja, ambiente familiar, escolar, social, profissional, eclesial, no lazer, etc. Pelo testemunho dos leigos e leigas, muitas pessoas são motivadas a crer  em Jesus Cristo, que nos leva à conversão e à  participação  na comunidade eclesial e na ação evangelizadora da Igreja,  como discípulos e missionários.

Refletimos também sobre a vocação religiosa, a vocação daquelas pessoas que procuram seguir Jesus e à Igreja pela vivência dos conselhos evangélicos: obediência, pobreza e castidade,  na vida comunitária e no serviço a Deus e aos irmãos e irmãs, através da missão específica da ordem ou da congregação religiosa.

Gostaria de pedir a sua atenção  para a vocação sacerdotal. Todos nós sabemos da necessidade e da falta que temos de padres no nosso país, não apenas nas áreas missionárias mais distantes da nossa pátria, mas também,  nas grandes cidades que crescem assustadoramente e o número de padres não acompanha este crescimento, com graves consequências para o povo de Deus, como a dificuldade para a participação na vida da Igreja, em especial nos sacramentos, a falta de acompanhamento espiritual e a pouca presença da Igreja nas grandes e graves questões que marcam a nossa época. Precisamos rezar, e rezar muito, para que tenhamos mais padres, e também para que os nossos padres sejam cada vez mais santos, fiéis a Jesus  Cristo que os chama,  e à missão que lhes é confiada.

Que pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe e Padroeira, imploremos ao seu divino Filho muitas vocações para a Igreja  e, principalmente, muitos padres santos e preparados, para que o Evangelho seja anunciado, as pessoas se convertam, o mal seja vencido e o Reino de Deus cresça  no coração e no meio dos homens.