Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Hora Santa pela Vida e pelos Nascituros

HORA SANTA EUCARISTICA

Semana Nacional da Vida de 01 a 07 de outubro de 2011.

Dia do Nascituro 08/10/11

“Fraternidade e a vida no planeta”

“A criação geme em dores de parto (Rm 8, 22)”.

 

DIR: É com alegria que nos reunimos para adorar Jesus, o Senhor da Vida, clamando para que ele nos transforme em propagadores e defensores da Vida.


Canto: Eucarístico

                                         Exposição do Santíssimo Sacramento

MIN: Graças e louvores sejam dados a todo o momento.
T. Ao Santíssimo…
MIN: Glória ao Pai…
T. Como era no princípio…

DIR: Rezemos,
Nós vos louvamos Senhor, Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criastes por amor.
Vossas mãos nos modelaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais, famílias  e todas as pessoas que cuidam da vida humana desde o seu início até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos e todas que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Daí as pessoas e às famílias  o pão de cada dia, a luz da fé e do amor fraterno.
Nossa Senhora Aparecida, intercedei por todos os nascituros, as crianças, os jovens,  adultos e idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos. Amém.

Canto:

                                       Leitura da Palavra de Deus

                                                        ( Escolher duas leituras)
Antigo Testamento
Gênesis 1, 26-31
Salmo 8; O salmo fala do lugar do ser humano na criação e sugere um cuidado responsável para com ela, na função de zelador da obra de Deus.
Salmo 104; Este salmo está entre os mais belos do saltério, como um hino à natureza, expressa poeticamente a dimensão de Deus como Senhor e Criador.
Novo Testamento
Lucas 1, 41-56
João 10,11-19


                                                      Reflexão

DIR: Deus criador, Pai da familia humana fazei que nossas famílias encontrem o sentido de celebrar a Vida, o sentido de celebrar o Vosso amor, a Vossa gratuidade manifestada em toda a criação.

Todos: O ser humano foi criado de modo especialíssimo no reino da criação porque, mesmo sendo um ser integrante da natureza, a transcende, e essa transcendência, não tira do ser humano sua condição natural, traz outras implicações que dão sentido à natureza e gera responsabilidades em relação a ela.

DIR: Na criação Deus  mostra a sua  vitória sobre o caos, organizando o mundo e
revelando-se como doador da vida. “O mundo tem recursos suficientes para atender às necessidades de todos, mas não a ambição de todos” Mahatma Gandhi.

Todos: “O homem foi criado à ‘imagem e semelhança de Deus’, capaz de conhecer e amar o seu criador, e por este constituído senhor de todas as criaturas terrenas, para as dominar e delas se servir, dando glória a Deus”.

DIR: O cuidado com o ambiente pode e deve ser hoje uma resposta ao amor redentor de Deus. Com o Criador podemos e devemos ser, criadores, cuidadores e mantenedores, ajudando a proteger o direito e a dignidade de vida das gerações futuras.

Todos: O repouso dominical, proposto  pelo Criador  nos convida a um desprendimento das ocupações para que cultivemos uma sadia relação com nosso Deus Salvador, sendo como Ele, sempre capazes de amar com gratuidade.
DIR: O homem  se percebe agraciado com um dom inestimável que é a vida, pois existe um Criador, “tudo é de Deus”, o universo e a história. O homem é integrante de um grande projeto divino, cujo principal artesão é o próprio Criador, que com sua ação providente tudo sustêm.

Todos: Deus é o criador e o mantenedor da criação. Os seres humanos são criaturas juntamente com os demais elementos da criação. Todos os elos da criação têm dignidade própria. Ao homem Deus conferiu dignidade especial de “imagem e semelhança”.

DIR: O egoísmo desfigura a obra de Vossas mãos, causando morte, destruição e tantas ameaças à vida.

Todos: Que o compromisso de nossa fé nos leve a defender e promover a vida no seu início, no seu crescimento e também no seu declínio. Vosso Filho Jesus Cristo crucificado-ressuscitado, nos confirma que o amor é mais forte que a morte. Como seus discípulos queremos “ escolher a vida”. Amém.

Canto:


DIR: Cântico das Criaturas (São Francisco de Assis)
Altíssimo, onipotente e bom Deus, teus são o louvor, a glória, a honra e toda benção.
Só a Ti, Altíssimo, são devidos, e homem algum é digno de Te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas.
Especialmente o irmão Sol, que clareia o dia e com sua luz nos ilumina.
Ele é belo e radiante, com grande esplendor de Ti, Altíssimo é a imagem.
Louvado sejas meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas, que no céu formastes claras,
preciosas e belas.
Louvado sejas meu Senhor, pelo irmão Vento, pelo ar ou neblina, ou sereno e de todo
tempo, pelo qual às Tuas criaturas dais sustento.
Louvado sejas meu Senhor, pela irmã Água, que é muito útil, humilde, preciosa e casta.
Louvado sejas meu Senhor, pelo irmão Fogo, pelo qual iluminas a noite, e ele é belo e
alegre, vigoroso e forte.
Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e nos
governa, e produz frutos diversos, e coloridas flores e ervas.
Louvado sejas meu Senhor, pelos que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados os que sustentam a paz, que por Ti Altíssimo serão coroados.
Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum
pode escapar.
Felizes os que ela achar conforme a Tua Santíssima vontade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor, e daí-lhe graças e servi-o com grande humildade.
Amém.

                                        Oração da Assembleia
Dir: Senhor, nosso Deus, protege os inocentes e livra-os da morte. Pedimos pelas crianças não nascidas e por seu pai e sua mãe, por nossos enfermos e pelos que se encontram agonizantes. Pedimos também, Senhor, pelos que nasceram com limitações. Vós, Senhor, sois o Deus da vida, o único que tem o poder sobre a vida e a morte, escuta nossas súplicas e atende nossas orações.
Todos: Senhor, fortalecei a nossa vida.
Leitor 1: Por todas as crianças que ainda se encontram no ventre materno, os nascituros, que sua dignidade de seres humanos, criados à imagem e semelhança de DEUS seja valorizada e respeitada. Supliquemos ao Senhor.
Todos: Senhor, fortalecei a nossa vida.
Leitor 2: Pelo pai e mãe gestantes, especialmente pelas mães infelizes, as que têm sido mal orientadas ou perseguidas. Aquelas que lhes é negado o amor, o cuidado e a compreensão que necessitam nesse momento tão especial, para que elas encontrem quem as oriente e ajude a sair da crise e tenham em abundância. Supliquemos ao Senhor.
Todos: Senhor, fortalecei a nossa vida.
Leitor 1: Pelos bispos, sacerdotes e demais pastores e ministros da Igreja, para que promovam em suas comunidades a conscientização  nos valores essenciais a favor da vida. Supliquemos ao Senhor.
Todos: Senhor, fortalecei a nossa vida.
Leitor 2: Pelos líderes e participantes de Movimentos e Comissões em defesa da vida, para que trabalhem em harmonia, guiados pela verdade, justiça, sabedoria e amor. Supliquemos ao Senhor.
Todos : Senhor, fortalecei a nossa vida.
Leitor 1: Pelas  crianças que são  abortadas, mortas antes de nascer para que vivam eternamente no Reino do  DEUS Criador da vida. Supliquemos ao Senhor.
Todos: Senhor, fortalecei a nossa vida.
DIR: Sabemos Senhor, que existem muitas outras falhas nessa grande família humana. Não podemos mencionar todas. Hoje, nós viemos rezar especialmente por todas as intenções em favor da vida e diante de ti depositamos  essa nossas inquietudes. Confiamos que guiarás e fortalecerás teu povo desorientado a fim de que Tua Obra Salvadora se realize plenamente em todos os homens e mulheres, especialmente nessa Semana Nacional da Vida. Por Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém.

Canto:


                            Oração pela Vida

Todos: Pai, tu és fonte de toda vida. Por JESUS CRISTO, Vosso Filho Amado, ofereces a vida eterna a todos que a desejam. Nós cremos nessa vida, Pai. Te damos graças por ela e esperamos com alegria o dia em que possamos compartilhá-la contigo.
Porém, hoje, te pedimos pela vida humana criada a Vossa imagem, a vida de todas as pessoas do mundo inteiro. Por teu amor e tua misericórdia, santificai e fortalecei nossos esforços na luta para que se respeite a dignidade que é o fundamento de toda vida humana, especialmente pelos jovens de nosso mundo. Que Vosso rosto se volte para nós e que em ti, a humanidade inteira encontre a felicidade e o valor de viver a paz e a fraternidade, fazendo desta vida uma antecipação da vida futura que gozaremos eternamente. Amém.

                       Ladainha a JESUS no ventre de Maria

Leitor: Jesus, maravilhosamente gestado no ventre de Maria.
R.: Tem misericórdia de nós.
Leitor: Jesus, concebido pelo Espírito Santo no seio de Maria.
R.: Tem misericórdia de nós.
Leitor: Jesus, revelado pelo Pai e concebido no ventre de Maria.
R.: Tem misericórdia de nós.
Leitor: Jesus, Palavra Eterna, Filho divino, abraçado pelo Pai, no seio de Maria.
R.: Tem misericórdia de nós.
Leitor: Jesus, Cordeiro de Deus no ventre de Maria.
R.: Salva-nos, Senhor.
Leitor: Jesus, inocente e santo no seio de Maria.
R.: Escuta-nos por tua bondade.
Leitor: Jesus, Filho de Deus e Messias no ventre de Maria.
R.: Tem misericórdia de nós, Senhor.
Dirigente:
Jesus, sendo de natureza divina como Filho de DEUS, não assumiu essa divindade com o Pai, mas se rebaixou para encarnar-se como filho de homem e assumir a condição de filho indefeso no ventre de sua Santíssima Mãe, a Bem-aventurada Virgem Maria. Desde a concepção até a morte, vivemos e existimosem ti. Tesuplicamos que bendigas a todas as mães e que, junto ao Pai e com o Espírito Santo abençoe todas os nascituros para que desfrutem do precioso dom da vida.
Pedimos que a amorosa proteção de Maria cubra todas as crianças no ventre de sua mãe e no carinho do seu pai e as proteja em seu nascimento. Pedimos-te, Jesus, em teu nome, a ti que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina para sempre.
R.: Amém.

Oração: Evangelium Vitae João Paulo II.

Ó  Maria,
Aurora do mundo novo,
Mãe  dos viventes,
confiamos-vos a causa da vida:
olhai, Mãe,
para o número  sem fim
de crianças a quem é impedido nascer,
de pobres para quem se torna difícil  viver,
de homens e mulheres
vítimas de desumana violência,
de idosos e doentes assassinados
pela indiferença
ou por uma suposta compaixão.
Fazei com que todos aqueles que creem
no Vosso  Filho
saibam anunciar com desassombro e amor
aos homens do nosso tempo
o Evangelho da vida.
Alcançai-lhes a graça de o acolher
como um dom sempre novo,
a alegria de celebrá-lo com gratidão
em toda a sua existência,
e a coragem para testemunhá-lo
com laboriosa tenacidade,
para construírem,
juntamente com todos os homens
de boa vontade,
a civilização da verdade e do amor,
para louvor e glória de Deus Criador e amante da vida.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Reunião da PF Regional Sul-1 apresenta a nova coordenação

Reunião das coordenações do Regional Sul-1 em S. João da Boa Vista (SP)
Reunião das coordenações do Regional Sul-1 em S. João da Boa Vista (SP)
Reuniram-se no sábado,10/set,na casa de encontros da Paróquia Coração de Maria ,na cidade de São João da Boa Vista (SP) as coordenações da Pastoral Familiar das Sub-regiões que compõem o Regional Sul-1.
No início da reunião foi anunciado que dom Emílio Pignoli,bispo emérito da Diocese de Campo Limpo,é o novo bispo referencial da Pastoral Familiar do Regional. Presente ao encontro,o bispo conduziu os trabalhos que tinham na pauta diversos assuntos como a prestação de contas,a Semana Nacional da Família e a Semana Nacional da Vida,a avaliação do XIV Congresso Nacional,a preparação do XIII Congresso Regional da Pastoral Familiar e a caminhada do Núcleo de Formação e Espiritualidade e a nova coordenação do Regional,entre outros.
Dom Emílio Pignoli e pe. Luiz Fernando
Dom Emílio Pignoli e pe. Luiz Fernando
Estavam representadas sete das oito coordenações das Sub-regiões do Estado de São Paulo. Foram apresentados os resultados financeiros do ano até o momento. Fez-se um balanço bastante positivo sobre a caminhada da Semana Nacional da Família,tendo como base,inclusive,as atividades divulgadas através do site pfsul1.com.br. Os demais assuntos foram apresentados pelas coordenações que,além de verbalizarem em reunião,entregaram seus relatórios para o casal secretário,Osmarina e Toninho.
Foi anunciado a data para o XVI Congresso Regional Sul-1,que será realizado na Sub-região Botucatu nos dias 28,29 e 30/set. Anunciaram-se também as demais datas para  2012:
  • 17/mar/2012 –Assembleia Regional da Pastoral Familiar –Sorocaba.
  • 28 e 29/abr/2012 –4ª Peregrinação Nacional da Família –antecipada em um mês por causa do Encontro Mundial do Papa com as Famílias em Milão. Em 2012 o 2º Simpósio da Família (28/abr) terá 8 mil vagas disponíveis.
  • 19/mai/2012 –Reunião das coordenações da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 –Sub-região SP-1 (Arquidiocese de S. Paulo).
  • 28/jul/2012 –Reunião das coordenações da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 –Sub-região Aparecida.
  • 28 a 30/set/2012 –XVI Congresso Regional Sul-1 da Pastoral Familiar –Sub-região Botucatu.
  • 24/nov/2012 –Reunião das coordenações da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 com confraternização –Sub-região Campinas.
Nova coordenação da Pastoral Familiar do Regional Sul-1
Nova coordenação da Pastoral Familiar do Regional Sul-1
Sobre a coordenação do Regional,dom Emílio fez o anúncio de que estava apenas aguardando uma ligação para a confirmação,fato que ocorreu alguns minutos após sua afirmação. Assim,com a anuência de dom Antonio Fernando Brochini,bispo diocesano de Jaboticabal,foi confirmado como assessor da Pastoral Familiar do Regional Sul-1,o pe. Luís Fernando Neris de Souza,da Paróquia do Senhor Bom Jesus,de Jaboticabal. Sobre a coordenação,dom Emílio confiou-a à Célia,que continuará à frente da Pastoral no Regional. Integrarão também a equipe a ir. Ivonete Kurten,fsp;o casal Antonio e Dora (casal administrativo-financeiro),Osmarina e Toninho (casal secretário),o casal Ângela e Guenka (coordenadores do NUFESP) e o casal Ritinha e André (comunicação e NUFESP).
A reunião foi encerrada após diversos avisos e somente os membros do NUFESP permaneceram para uma reunião pós-almoço para os últimos acertos para a 4ª e última fase do Núcleo,que acontecerá nos dias 22 e 23/out,na Centro de Formação Sagrada Família,da Congregação da Irmãs da Imaculada Conceição,no bairro do Ipiranga,São Paulo (SP).

Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro 2011



A Semana da Vida (01 a 07 de outubro) e Dia do Nascituro (08 de outubro), instituídos pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É ocasião especial para colocar em evidência o valor e beleza desse DOM PRECIOSO QUE RECEBEMOS DE DEUS. De modo especial, salientamos o valor sagrado da vida humana, em todas as suas dimensões. Diante de tantos ataques que a vida vem sofrendo em nossos dias, é missão do cristão e da Igreja reafirmar sua importância inestimável e inegociável. A vida é o fundamento sobre o qual se apóiam todos os demais valores.
Por ocasião do lançamento, em 2005, a CNBB, através da Comissão Vida e Família, distribuiu folder motivador com os seguintes argumentos: “O Evangelho da vida está no centro da mensagem cristã (Evangelium Vitae, 10). Deus, que é o Senhor da Vida, confiou aos homens o nobre encargo de preservá-la. (Gaudium et Spes, 51). Por isso, a Igreja declara que o respeito incondicional do direito à vida de toda pessoa - desde a sua concepção até a morte natural - é um dos pilares sobre o qual se assenta toda a sociedade e um Estado verdadeiramente humano.
Defender este direito primário e fundamental à vida humana é um dever de Estado. Atuar em favor da vida é contribuir para a renovação da sociedade através da edificação do bem comum. Não é só a guerra que mata a paz. Todo crime contra a vida é um atentado contra a paz. O aborto é um crime contra a vida e contra a paz, pois a vida individual e a paz geral estão estreitamente ligadas.” Outras informações no site www.cnpf.org.br
Segundo a Pastoral Familiar, o tema foi escolhido com o incentivo da proposta da encíclica Centesimus Annus do papa João Paulo II de 1991. Neste documento, o papa fala da necessidade de uma ecologia humana e do atraso em compreender que não é possível utilizar todo o poder da natureza de forma desregrada.
Neste período, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito a vida e a preservação da dignidade humana.
A Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse Dom precioso que de Deus recebemos. De modo especial para salientar o valor sagrado da vida humana e da sua dignidade, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange. Diante de tantas ameaças que atualmente a vida vem sofrendo é nossa missão reafirmar sua importância inestimável. Ela é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores.
Durante a Semana Nacional da vida acontecem nas diversas dioceses e comunidades do Brasil muitas iniciativas em favor da vida, organizadas por paróquias, associações e grupos de trabalho da Igreja Católica, mas também de outras confissões cristãs ou não cristãs, pois, “o Evangelho da vida não é exclusivamente para os crentes: destina-se a todos” (EV 101).

Alguns questionamentos sobre a realização da Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro:

Por que instituir a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro?
A Semana da Vida é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse Dom precioso que de Deus recebemos. De modo especial para salientar o valor sagrado da vida humana e da sua dignidade, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange. Diante de tantas ameaças que atualmente a vida vem sofrendo é nossa missão reafirmar sua importância inestimável. Ela é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores.

Mas quem é o Nascituro?É aquele ser humano que está no ventre materno antes que a Mãe lhe dê à luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Tem dignidade como a de qualquer pessoa já nascida.

Por que motivo a vida é um bem?No homem, criado à imagem e semelhança de Deus, reflete-se, em cada fase da sua existência, “o rosto do seu Filho Unigênito... Este amor ilimitado e quase incompreensível de Deus pelo homem revela até que ponto a pessoa humana seja digna de ser amada por si mesma, independentemente de qualquer outra consideração: inteligência, beleza, saúde, juventude, integridade, etc. Numa palavra, a vida humana é sempre um bem, porque “ela é, no mundo, manifestação de Deus, sinal da sua presença, vestígio da sua glória” (cf. Evangelium vitae, 34; Dignitas Personae, 8).


O QUE SUA PAROQUIA/COMUNIDADE FARÁ PARA CELEBRAR A VIDA??

quinta-feira, 8 de setembro de 2011


Encontro Matrimonial promove vivência para casais
No próximo mês de outubro, o Movimento do Encontro Matrimonial promove mais um FDS - encontro de Fim De Semana para aprofundamento e vivência da espiritualidade conjugal O FDS acontece nos dias 14 a 16 de outubro, na Congregação das Religiosas de Maria Imaculada, em Santos. Casais interessados em participar dese encontro devem entrar em contato com uma dos coordenadores (lista abaixo), para fazer inscrição antecipada (R$ 130,00 por casal).
Sobre o Movimento
Márcia Vicente, da coordenação, explica a importância e o serviço que é oferecido aos casais pelo Movimento do Encontro Matrimonial: "O mundo relativista de hoje só poderá ser transformado pela família. O enfrentamento dos problemas mais agudos da sociedade, como a violência e as drogas, só poderá ser vitorioso quando tivermos casais cada vez mais apaixonados, que vivam o seu sacramento com entusiasmo e passem aos seus filhos valores cristãos e humanos, sendo exemplo também para outros casais pela forma como vivem o seu amor de casal. E também é de suma importância contarmos com o exemplo e a orientação espiritual de sacerdotes que vivam apaixonadamente a sua vocação, como testemunhas inequívocas do amor de Deus, visível na forma como amam a sua comunidade e a todos com os quais convivem.
Para aqueles casais que têm o desejo de melhorar o seu diálogo, aprofundar o seu relacionamento e, em consequência, amar-se mais, fazemos esse convite especial: venham conhecer um novo estilo de vida proposto pelo Fim de Semana (FDS) do Encontro Matrimonial.
Amados casais, há quanto tempo vocês não tiram um fim de semana para ser vivido a dois, para focarem-se mutuamente, sem interferência do trabalho, telefone, televisão, computador, contas e outras distrações? Queremos oferecer essa oportunidade a vocês: o FDS!"
SANTOS: Mário e Márcia- 3225 4803 - 8827 5474.
João e Célia - 9761 -1406.
CUBATÃO: Sebastião e Creusa - 3361 5313.
Ederaldo e Angélica- 3361-7866.
GUARUJÁ: Batata e Mercedes - 3358 3503.
Silvio e Dilza - 3027-6641.
SÃO VICENTE: Leo e Andreia - 3566-3877.
PRAIA GRANDE: Nelson e Nina - 3472-3492.
PERUÍBE: Emmanuel e Beth - 3455-4198.
ITARIRI: Edson e Isabel - (013) 3418-3031.
Espiritualidade para Casais em 2ª união
A Pastoral de Casais em Segunda União promove “Manhã de Espiritualidade” para casais da Diocese de Santos.
Dia: 2 de outubro, a partir das 9h30 às 14h, com almoço.
É preciso confirmar presença nos seguintes telefones: (13)3364-2016, 9105-8205 e 9103-0282.
Local: Capela Santa Cruz - Praça Eurico Gaspar Dutra, s/n - Vila Tupy - Praia Grande. (Ponto de referência: pela Marginal da Via Expressa Sul, entrar na rua em frente o Viaduto nº 9, final da rua).
Mais informações: vmatossilva1@gmail.com (Valmir e Lúcia - Coord. Pastoral Casais em 2ª União).
O evento é aberto a qualquer casal interessado e não será cobrada taxa de inscrição.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fé e Politica A Igreja insiste na participação dos Fiéis

Formações

Imagem de Destaque

Fé e Política

A Igreja insiste na participação dos fiéis
Os últimos Papas têm convocado os fiéis católicos para participar da política ativamente. Sabemos que a política correta é um meio forte de viver a caridade, pois visa ao bem comum, especialmente dos mais desamparados, doentes, pobres, desabrigados, sem escolas, entre outros. Na comemoração dos 150 anos de unidade da Itália o Papa Bento XVI fez um apelo para que os bispos incentivem os católicos a participar da vida pública. Disse: “A fé, de fato, não é alienação: são outras as experiências que contaminam a dignidade do homem e a qualidade da convivência social”.

O Santo Padre pediu aos bispos que estimulem os fiéis leigos a “vencer todo espírito de fechamento, distração e indiferença, e a participar em primeira pessoa na vida pública”, para construir uma sociedade que respeite plenamente a dignidade humana. Infelizmente criou-se entre nós católicos uma cultura perigosa de se afastar da política por ela ser exercida, muitas vezes, por corruptos e imorais. Ora, sabemos que há a boa política e também a politicagem; o político e o politiqueiro. Não podemos queimar a política por causa da politicagem, temos que afastá-los do poder por meio do voto. A Igreja insiste na participação dos fiéis na política, senão vejamos.

O Concílio Vaticano II declara na “Gaudium et Spes”:
"Lembrem-se, portanto, todos os cidadãos ao mesmo tempo do direito e do dever de usar livremente seu voto para promover o bem comum. A Igreja considera digno de louvor e consideração o trabalho daqueles que se dedicam ao bem da coisa pública a serviço dos homens e assumem os trabalhos deste cargo" (GS 75).

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) insiste:
CIC §899 - "A iniciativa dos cristãos leigos é particularmente necessária quando se trata de descobrir, de inventar meios para impregnar as realidades sociais, políticas e econômicas com as exigências da doutrina e da vida cristãs. Esta iniciativa é um elemento normal da vida da Igreja".

CIC §2442 - "Não cabe aos pastores da Igreja intervir diretamente na construção política e na organização da vida social. Essa tarefa faz parte da vocação dos fiéis leigos, que agem por própria iniciativa com seus concidadãos. A ação social pode implicar uma pluralidade de caminhos concretos. Terá sempre em vista o bem comum e se conformará com a mensagem evangélica e com a doutrina da Igreja. Cabe aos fiéis leigos "animar as realidades temporais com um zelo cristão e comportar-se como artesãos da paz e da justiça".

Noto que, por exemplo, nos Sites da internet, no Facebook e no Orkut muitos cristãos assumem com orgulho a identidade católica, mas desprezam a política, como se fosse apenas atividade dos maus. O povo precisa aprender a fazer política honesta; e para isso é preciso criar uma cultura sadia. É preciso ensinar o povo a não vender o voto por uma cesta básica, um emprego prometido, o agrado de um candidato, entre outros. Muitos, infelizmente, votam com a barriga ou com o coração, mas não com a consciência.

Esse é o problema do Brasil hoje. Os bons fogem da política e a deixam nas mãos dos maus, com exceções, é claro. Cada cristão está obrigado a esta tarefa.

Martin Luther King, aquele importante pastor negro americano que liderou a luta contra o racismo nos Estados Unidos da América, na década de 60, e que foi assassinado por isso, afirmava: Não tenho medo dos maus, dos violentos, dos corruptos, só tenho medo do silêncio dos bons”.
Foto Felipe Aquino