Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Explicação do logotipo do "Ano da Fé"


ANO DA FÉ - DINAMICA DO BARCO PARA REFLETIR ....

Neste ano da fé .... muita vezes pensamos o que é fé... eu tenho fé?.... e facil viver a fé?... como falar de fé para alguém? como anda a minha fé?
Foi o que passou pela minha cabeça enquanto estava na missa na Catedral em Santos, e graças a Deus o Espirito Santo venho em meu socorro no domingo no encontro com os jovem nesta dinamica e acabei usando esta dinamica na reunião  da Codipaf nesta 2.feira pois tem tudo haver pois o icone da ano da fé e um barco e espero que ajude voce também e o sua pastoral.


Dinâmica do Barco


Entregar uma folha em branco para cada participante.

- Somos chamados por Deus à vida, e esta nossa vida nós podemos representar como um barco que navega em alto mar.

(fazer o barco de papel)

Há momentos da nossa vida que este mar se mostra calmo, mas em muitos momentos nós navegamos por entre tempestades que quase nos levam a naufragar.

Para não corrermos o risco de naufragar, precisamos equilibrar bem o peso de nosso barco, e para isso temos que ver o que pode estar pesando dentro desse barco.

O barco pesa do lado direito. São influências do mundo.
Exemplos:
- ambição
- drogas
- televisão
- inveja, etc

Vamos tirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele se equilibre novamente.

(cortar a ponta do lado direito do barco)

Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que o outro agora é que está pesado, precisamos tirar mais alguma coisa deste barco.

Deste lado do barco está pesando:
- egoísmo
- infidelidade
- impaciência
- desamor
- falta de oração, etc

(cortar a ponta do lado esquerdo do barco)

Percebemos agora que existe uma parte do barco que aponta para cima, é a nossa fé em Jesus que nós queremos ter sempre dentro do nosso barco, esta nossa fé nós vamos guardar e cuidar com carinho para nos sustentar na nossa jornada.

(cortar a ponta de cima do barco em forma meio arredondada e colocar em algum lugar visível)

Vamos abrir este nosso barco e ver como ficou?

(abrindo uma vez, parece uma camisa)

Esta é a camisa do cristão, somos atletas de Cristo, e como bons atletas que somos temos que usar muito essa camisa para que nosso time sempre vença. (comentar alguma coisa sobre nosso dever de ser cristão)

Depois de suarmos esta camisa, nós podemos ter certeza disto:

(abrir a camisa e mostrar a cruz, sinal da certeza da nossa salvação)

Só conseguiremos esta salvação se assumirmos a proposta de Cristo. (olhando através da cruz podemos ver nosso próximo e entender suas necessidades)

Como vamos nos manter firmes nesta caminhada de cristão não deixando que nosso barco afunde?

Temos que nos alimentar, e aqui está o único e verdadeiro alimento para nossa alma, que nos faz fortes e perseverantes:

Esta pontinha do barco que guardamos (mostrar e perguntar o que é)
Resposta: Eucaristia

(esta é a certeza que Jesus estará sempre dentro do nosso barco para enfrentar conosco qualquer tempestade)

E essas partes que sobraram? são os remos que vão sustentar nosso barco caso venham outras tempestades em nossa vida:

(dois para nós e dois para Jesus)

ABERTURA DO ANO DA FÉ A DIOCESE DE SANTOS

13/10 - 9h - Catedral de Santos - Missa em louvor a N. Sra. do Rosário e Abertura do Ano da Fé na Diocese de Santos. A missa foi presidida por Dom Jacyr Francisco Braido, Bispo Diocesano de Santos, com a presença do Clero, religiosas, seminaristas e leigos das várias paróquias da Diocese de Santos. Nesta missa 4 seminaristas receberam o ministério do Leitorato.


A Pastoral de Casais em segunda união da Diocese de Santos está com inscrições abertas para o Retiro de Casais, nos dias 26 a 28 de outubro, no CEFAS, sob a orientação de Pe. Julio Lopes. Ajude a divulgar em sua comunidade.

SEMANA NACIONAL DA VIDA - 2012






Com objetivo de colaborar na preparação e na realização da Semana Nacional da Vida e no Dia do Nascituro, a Comissão para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançaram a segunda edição do subsídio “Hora da Vida”. A publicação já pode ser solicitada para todo o Brasil.
Tendo sido elaborado pela primeira vez no ano passado, o subsídio “Hora da Vida” traz o tema “Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos” dividido em sete encontros e uma celebração da vida. Os encontros vão desde a acolhida da vida, passando por uma conscientização de comportamentos de risco que ameaçam a vida, até chegar ao cuidado com as pessoas na fase final da vida.
Os encontros são: ‘1º-Qual o meu papel?’; ‘2º-Acolhida à vida nascente’; ‘3º-Transmissão da vida: qual a missão do casal?’; ‘4º-Hábitos e comportamentos de risco’; ‘5º-Saúde e equilíbrio do homem’; ‘6º-Dignidade e qualidade de vida’; e, por fim, ‘7º-O sentido do entardecer da vida’.
Dentro de cada um dos encontros supracitados, inúmeros assuntos serão abordados, todos relacionados à defesa da vida. É possível citar, por exemplo, os sub-itens ‘responsabilidade consigo mesmo, com a família e com a sociedade’, ‘compromisso com a vida’, ‘aborto, gravidez de risco, eugenia’, ‘sexualidade e afetividade’, ‘pais como participantes da paternidade de Deus’, ‘drogas lícitas e ilícitas’, ‘promiscuidade’, ‘consumismo’, ‘eutanásia’, dentre outros.
De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, padre Rafael Fornasier, o subsídio propõe os sete roteiros de encontros apenas como sugestões. “Pode-se adaptar o material a cada realidade, bem como acrescentar outros temas afins”, explica.
 Vários bispos colaboraram na elaboração do subsídio. Dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão E. P. para Vida e Família escreve uma mensagem sugerindo a criação de Comissões de Respeito, Promoção e Defesa da Vida nas dioceses e, quando possível, nas paróquias. A apresentação da publicação foi feita pelo bispo auxiliar do Rio e membro da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, dom Antônio Augusto. O arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira foi o autor da introdução.
Sob a coordenação do padre Rafael Fornasier, vários organismos também colaboraram na produção do “Hora da Vida”. Colaboraram: a Pastoral Familiar do Regional Norte 2 da CNBB; o Centro de Bioética da Amazônia (CBAm); a Comissão de Defesa da Vida da Arquidiocese de Belém; a Comunidade de Nazaré (PA).
Assim como o subsídio “Hora da Família”, o “Hora da Vida” pode ser adquirido junto aos casais coordenadores da Pastoral Familiar de todo o Brasil, ou diretamente na SECREN (Secretariado  Nacional da Pastoral Familiar) pelo telefone: (61) 34432900; por e-mail: secren@cnpf.org.br 
Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro
Com o tema “Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos”, a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, nos dias 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8. Neste período, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito à vida e à preservação da dignidade humana.
A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O Dia do Nascituro é um dia em homenagem ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe. A data celebra o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.
Fonte: CNBB