Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

domingo, 16 de março de 2014

6ª Peregrinação e 4º Simpósio Nacional da Família

6ª Peregrinação e o 4º Simpósio Nacional das famílias a AparecidaNos dias 24 a 25 de maio, acontecerá a 6ª Peregrinação e o 4º Simpósio Nacional das famílias a Aparecida. O Simpósio contará com a presença de Dom Raimundo Damasceno, Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente para o Sínodo sobre a família, Dom Peruzzo, Diocese de Palmas-Francisco Beltrão-PR, da poetisa Adélia Prado e a apresentação da Orquestra de jovens do Santuário (Projeto Ensino de Música Santuário de Aparecida).  O Tema será: Família: caminhar com a luz de Cristo e a sabedoria do Evangelho. Haverá momentos de oração, palestras, testemunhos, e a animação! O Simpósio tem início às 8h00, no Centro de Eventos Pe Vitor Coelho de Almeida, localizado ao final da praça de alimentação. Será pedida uma participação de 3,00 reais por adulto; crianças e jovens têm acesso livre!
No domingo, várias missas nos Santuário pontuam o grande dia da peregrinação, em especial as missas das 8h00, Presidida por Dom Raimundo Damasceno e transmitida pela TV Aparecida, e das 10h00, presidida por Dom João Carlos Petrini, Presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB. Num clima de festa, todas as famílias são convidadas a participar deste momento de oração e fraternidade, que nos últimos anos tem reunido mais de 150 mil pessoas e suscitado peregrinações e romarias da família em outros santuários marianos pelo Brasil afora. Venha e traga sua família!
Download do cartaz - Clique aqui.
Obs.: Material multimídia em breve estará à disposição para serem baixos e divulgados. Para mais informações entre em contato através do nosso formulário  de contato ou ligue para (61) 3443-2900.

“Hora da Família” propõe reflexão sobre a espiritualidade

Hora da Familia 2014
Hora da Família 2014
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar, organismo vinculado a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB apresenta a edição 2014 do subsídio “Hora da Família”, que já está disponível para aquisição. Com uma proposta moderna e explicativa, o material é organizado em duas partes, sendo sete encontros de reflexão sobre a família e dez celebrações como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Avós, Aniversário de Casamento, Família Cidadã e Eleições, e ainda uma celebração especial para a Copa do Mundo 2014.
 O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano, será de 10 a 16 de agosto. É possível encontrar no livreto roteiros de orações,  o calendário da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, contatos dos casais responsáveis pela pastoral nos regionais, instruções sobre associação de famílias e a organização da própria Comissão Vida e Família da CNBB.
O tema central deste ano é “A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo” que propõe a prática espiritual do casal e em família. Para o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini, o tema proposto quer ajudar as famílias a viverem a espiritualidade. De acordo com o bispo, “são gestos de espiritualidade que podem fazer a grande diferença na convivência dos esposos, no crescimento dos filhos na fé, na renovação da alegria pelo amor que se renova no dia a dia pelo dom da graça de Deus”.
Encontros
São sugeridos para os sete encontros temas como comunhão e fidelidade, a religiosidade e piedade, eucaristia dominical, família de Nazaré, desafios da espiritualidade e a família como lugar da espiritualidade cristã. O subsídio destaca ainda a realização da 3º Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família convocada pelo papa Francisco, que ocorrerá de 9 a 15 de outubro, no Vaticano.
O assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca, comenta a importância do tema deste ano. “A prática da espiritualidade cristã é uma graça, um recurso precioso, que colabora para que a família torne-se cada vez mais um lugar cujo amor fecunda o seu reino e onde se vivem as maiores exigências da fé fiel, da esperança gratuita e do amor doação e acolhimento”, explica.