Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

terça-feira, 31 de maio de 2011

1º Simpósio Nacional da Família

1º Simpósio Nacional da Família chega ao fim em Aparecida (SP)

1º Simpósio Nacional da Família chega ao fim em Aparecida (SP)
Foi realizado entre sábado, 28 e ontem, 29, no auditório do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), o 1° Simpósio Nacional da Família. O evento, que acontece concomitantemente a 3ª Peregrinação Nacional da Família, é realizado pelo Comissão Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O Simpósio teve cerimônia de abertura presidida pelo ex-presidente da Comissão Pastoral para a Vida e a Família, arcebispo de Londrina (PR), Dom Orlando Brandes. Na ocasião, após acolher as mais de 670 pessoas que lotavam o auditório do Santuário, o prelado passou solenemente a presidência da Comissão ao novo mandatário, o bispo auxilar de Salvador (BA), Dom José Carlos Petrini.
“A nova chefia está aqui”, disse e continuou: “Dom Petrini é, sem dúvida, um dos mais preparados e qualificados a continuar a elevar o nome da Pastoral Familiar e, principalmente da família ao povo brasileiro”. Por sua vez, Dom Petrini, após agradecer às palavras de Dom Orlando, afirmou que irá precisa de ajudar dos representantes dos 17 Regionais da CNBB presentes no Simpósio para dar “passos firmes e solidificados” e levar a família aos “mais altos planos de nossa sociedade”.
Durante o Simpósio diversos temas relacionados a questão familiar foram abordados, tais como “A missão da família cristã no mundo contemporâneo”; “Família e transmissão da fé”; “Família e políticas familiares; e “Família e afetividade: educar para o amor”.
3ª Peregrinação Nacional da Família
O presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, presidiu no sábado, 28, a missa principal do primeiro dia de atividades da 3ª Peregrinação Nacional das Famílias. Em sua homilia, o purpurado falou entre outras coisas sobre o tema do evento “Família, Pessoa e Sociedade”, destacando a importância do ele familiar para a constituição do caráter do indivíduo.
“A família é a primeira sociedade humana natural, a primeira comunidade de pessoas, é na família que o homem aprende a ser pessoa. Ela contribui de modo único e insubstituível para o bem da sociedade”, disse. Neste sentido, complementou: “Cabe ao Estado estabelecer políticas públicas em defesa e promoção da Família”.
Após a missa celebrada por Dom Raymundo, uma multidão de fiéis saiu em procissão pelo caminho que liga a basílica nova à antiga. Conforme a CNBB, muitas demonstrações de fé e espiritualidade marcaram o trajeto, que foi acompanhado por bispos, padres, religiosos e religiosas, e por caravanas da Pastoral Familiar vindas de todos os cantos do país.
A estimativa, segundo a CNBB, é que o Simpósio e a Peregrinação tenham levado mais de 200 mil pessoas à Aparecida neste final de semana.






Nenhum comentário:

Postar um comentário