Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

sábado, 12 de maio de 2012

15 de Maio - Dia Internacional da Família


Em 1993, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família. Desde esse ano que a ONU tem celebrado este dia chamando a atenção para determinadas questões que influenciam o dia-a-dia da Família, como forma de reconhecer o papel nuclear da família na sociedade e de impulsionar a adoção de medidas no plano nacional e internacional para melhorar a condição da família.

O ano 1994 foi proclamado, pelas Nações Unidas, o Ano Internacional da Família. O seu tema foi: "Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em transformação", declarando a família como "a pequena democracia no coração da sociedade".

"É na família que o homem se realiza como filho, esposo e pai”. É o que disse o papa Bento XVI ao receber, no Vaticano, os participantes de um encontro promovido pelo Instituto João Paulo II de estudos sobre o matrimônio e a família (13/05/2011). O Instituto foi fundado pelo Papa João Paulo II exatamente trinta anos atrás, junto com o Pontifício Conselho para a Família. Hoje, está presente em todos os continentes, engajado no estudo, pesquisa e difusão das catequeses sobre o amor humano.

O Dia Internacional da Família é comemorado em diversos lugares no mundo. Por exemplo, nste ano em Portugal várias entidades celebraram a data, com atividades lúdicas, espectáculos e iniciativas de cariz social, de Norte a Sul do país, destacando a importância das famílias na sociedade.

A Família é importante para nossa saúde física e mental. Estudo publicado no Jornal da Associação Americana do Coração mostra que pacientes da terceira idade se recuperam muito mais rápido de derrame quando acompanhados dos parentes.

"...O segredo da felicidade conjugal está no quotidiano, não em sonhos. Está em encontrar a alegria escondida de chegarem ao lar; no trato afetuoso com os filhos; no trabalho de todos os dias, em que toda a família colabora; no bom-humor perante as dificuldades, que é preciso enfrentar com esportivismo; é também no aproveitamento de todos os avanços que nos proporciona a civilização, para tornar a casa agradável, a vida mais simples, a formação mais eficaz." São Josemaria Escrivá

Proposta de uma “Semana Diferente” para comemorar o Dia Internacional da Família




No dia 15 de Maio, celebra-se o Dia Internacional da Família.
Para que este dia não passe ao lado, a APFN ( Associação Portuguesa de Famílias Numerosas ) lançou uma lista de sugestões a todas as famílias para terem uma " Semana Diferente ":
2ª feira : Ouvir apenas as notícias na rádio e desligar a TV; jantar em família e, depois de todos ajudarem a pôr e levantar a mesa, fazer um “jogo familiar”, antes de os mais novos irem para a cama (por ex. de mímica, ou um “quem é quem?” com perguntas para identificarem uma pessoa conhecida de todos).
3ª feira : Desligar a TV, jantar em família (desta vez, preparado pelo pai ou pelos filhos mais velhos) e, depois do jantar, ao som das velhas músicas do tempo dos pais, ou ao som de ritmos mais modernos, organizar uma sessão de “dança em família”.
4ª feira : Antes, ou depois do jantar, um passeio a pé, em família, à volta do quarteirão, ou até aos balanços do jardim mais próximo.
5ª feira : Desligar a TV, jantar em família e, depois de uma boa ajuda na cozinha, de acordo com as idades dos filhos, lerem uma história aos mais novos, antes de eles irem para a cama.
6ª feira : Desligar a TV e, antes ou depois do jantar, irem à locadora de vídeo alugar um bom filme, adequado às idades e interesses dos filhos (embora nem sempre seja fácil…) para ser visto e “conversado” em família, num bate-papo familiar.
Sábado : manhã de limpeza, arrumação e compras, depois de distribuídos os encargos por toda a família de acordo com respectivas idades. De tarde, um Almoço ou Lanche “pic-nic” fora de casa em passeio familiar, que até pode servir para descobrirem locais preferidos por turistas mas que vocês mesmo desconhecem de todo.
Domingo : Manhã desportiva em família no clube ou no parque mais próximo de casa, ou noutro espaço ao ar livre. Ou juntar um grupo de amigos com filhos e organizar um passeio de famílias, por parques ou cidades próximas, ou mesmo organizar um rally-paper (*) de famílias! Terminar com um bom sorvete ou uma bela guloseima para cada um…

E, por que não convidar os Avós para lanchar e/ou tios? E se é religioso, naturalmente, nem é preciso lembrar de ir ao serviço religioso em família, à mesma hora, e agradecer esta semana diferente…
Depois, se tiverem gostado e se, como esperamos, os resultados tiverem sido positivos (com menos gritos, menos discussões, mais atenção a todos, mais alegria, mais mimo, mais entreajuda…), não se esqueçam de nos fazerem chegar as vossas impressões…contem-nos que outras ideias brilhantes tiveram e, pouco a pouco, tenham a coragem de mudar os vossos estilos de vida sejam felizes !