Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

sábado, 19 de junho de 2010

Teste seu casamento.

As linhas de comunicação estão abertas?
Em cada item, marque a resposta que melhor se aplica a você.

1 - Discordo totalmente / irrelevante
2 - Discordo
3 - Neutro
4 - Concordo
5 - Concordo totalmente

Obs. Se o item não se aplica a você, coloque 1
.

Mantendo-se próximo
Eu gostaria...

... que meu cônjuge me fizesse perguntas a respeito.
... de dizer a meu cônjuge que quero passar mais tempo a seu lado.
... que fosse mais fácil conversarmos.
... de pedir a meu cônjuge que ouça os meus anseio.
 
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
Gerenciando desentendimentos
Eu gostaria...

... que meu cônjuge expusesse os problemas sem me criticar.
... de expor problemas sem que ele/ela se aborreça.
... que meu cônjuge não se fechasse quando discordamos.
... que pudéssemos lidar com desentendimentos sem brigas sérias.
 
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
Romance
Eu gostaria...

... de pedir a meu cônjuge que me tratasse com mais carinho.
... que meu cônjuge expressasse seu amor por mim com palavras.
... que discutíssemos por que raramente nos tocamos.
... de dizer a meu cônjuge que não me sinto mais romântico(a).
 
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
Vida sexual
Eu gostaria...

... de dizer a meu cônjuge que estou insatisfeito(a) na vida amorosa.
... que pudéssemos conversar sobre preferências sexuais.
... de dizer a meu cônjuge que não sinto mais atração por ele/ela.
... de conversar sobre o fato de ele/ela não ter atração por mim.
... que conseguíssemos conversar sobre a falta de paixão entre nós.
 
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
Atração por outros
Eu gostaria...

... de dizer a meu cônjuge que sinto atração por outras pessoas.
... de falar com ele/ela sobre seu hábito de flertar com outros(as).
... de conversar com meu cônjuge sobre ciúmes.
... de conversar sobre o caso extraconjugal de meu cônjuge.
... que conversássemos sobre o meu caso extraconjugal.
 
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
Valores e metas
Eu gostaria...

... de conversar mais abertamente sobre questões espirituais.
... de discutir as diferenças em nossas metas pessoais.
... de conversar sobre as diferenças entre nossos valores.
... que pudéssemos expor nossas crenças religiosas.
 
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
Afazeres domésticos
Eu gostaria...

... de dizer a meu cônjuge que me ressinto de fazer todo o trabalho.
... de pedir a meu cônjuge que me ajude a administrar a casa.
 
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
Poder
Eu gostaria...

... de ser sincero sobre a atitude dominadora de meu cônjuge.
... de dizer a meu cônjuge que não me sinto respeitado(a).
... de pedir-lhe que participe mais de nossas decisões.
 
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
Finanças
Eu gostaria...

... de falar sobre os gastos excessivos de meu cônjuge.
... de dizer a meu cônjuge que não seja tão mão-fechada.
... de conversar sobre como gastar e guardar nosso dinheiro.
... de pedir a meu cônjuge que ganhe mais.
... que discutíssemos meus gastos excessivos.
 
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
Lazer
Eu gostaria...

... que falássemos sobre não nos divertirmos o suficiente.
... de conversar sobre eu estar sempre estressado(a) demais.
... de falar sobre o estresse excessivo de meu cônjuge.
... de falar das diferenças entre nossos interesses.
 
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5
1 2 3 4 5

SEUS RESULTADOS

Calcule a sua pontuação para cada área e, a seguir, some tudo.
Quanto mais baixa for a pontuação, mais aberto é o seu casamento.

Homens - 92 ou menos
Mulheres - 142 ou menos
Parabéns! Vocês parecem ter alcançado um alto grau de felicidade. A sinceridade mantém a força de seu casamento.

Homens - de 93 a 103
Mulheres - de 143 a 153
Vocês parecem relativamente felizes no casamento. Mantenha o empenho. Atenção às áreas nas quais sua pontuação foi especialmente alta.

Homens - de 104 a 115
Mulheres - de 154 a 164
Vocês podem melhorar a sinceridade em seu relacionamento. Dê especial atenção às áreas de pontuação alta. Esses são os assuntos que talvez você queira discutir com seu cônjuge.

Homens - de 116 ou mais
Mulheres - de 165 ou mais
É possível que seu casamento esteja em apuros. Se isto o(a) assusta, provavelmente sua união é importante o bastante para levar você a procurar ajuda.

 
Este teste foi desenvolvido pelo Dr. John M. Gottman,
professor de Psicologia da Univesidade de Washington

Nenhum comentário:

Postar um comentário