Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Semana promove valorização da família- SEMANA DA FAMILIA

Abertura ocorreu no Palácio das Artes; atividades vão até sexta-feira nas escolas



Cerca de 300 pessoas acompanharam, na noite desta segunda-feira (9), no Palácio das Artes, a abertura da Semana da Família, promovida por meio de parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc), a Escola de Pais do Brasil (seccional Praia Grande) e a Pastoral da Famíliar. O evento contou com apresentações musicais do Movimento Amiguinhos da Sagrada Família e encenação com o grupo de teatro Nova Aliança, de São Vicente. Também teve a presença de autoridades eclesiásticas, educacionais e políticas, que se pronunciaram sobre a importância da família para a sociedade.

Convidado especial, o Bispo Diocesano de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido, palestrou sobre o tema, enfatizando pontos como a importância da amizade e união entre os integrantes familiares, a condenação do aborto, o amor entre pais e filhos como base da educação, o casamento consciente e estruturado, entre outros. “Jesus foi criado por pai e mãe, nos mostrando a importância da família. Não fomos chamados a viver isolados, mas em comunidade, portanto é muito importante a comunhão e amizade entre pais e filhos, tios, sobrinhos, avós, irmãos e, num conceito mais amplo de família, a união entre os integrantes da Igreja”, afirmou. “Esta Semana deve ser um grito para que todos cuidem de suas famílias”.

Representando a Administração Municipal, a secretária de Educação Maura Lígia Costa Russo destacou a luta do município pela participação da família na escola, enfatizando o trabalho das pedagogas comunitárias, profissionais que lidam diretamente com os pais de alunos, conscientizando-os da importância de seu papel na educação dos filhos. “A escola e a família são duas instituições que precisam se unir para que possamos ter, amanhã, cidadãos com ética e princípios. Criança que têm a família participando de sua vida escolar aprende mais, pois o interesse da família se torna um estímulo para o aluno”, frisou, ressaltando também os princípios fundamentais para a criação de filhos: “Educação se faz com diálogo, amor e bons exemplos dentro de nossa casa”.

O presidente da Câmara Municipal, Katsu Yonamine, salientou que os problemas vividos pela sociedade atual, como violência e dependência de drogas, são frutos do desarranjo familiar. “Que esta semana sirva para a sociedade fazer uma reflexão sobre isso, buscando formas de se reestruturar a família”, afirmou.

Os representantes da Escola de Pais no Município, Genilson e Jussara Santos, destacaram o papel da família como formadora de valores humanos e cristãos. “É fundamental que os pais ensinem seus filhos a serem verdadeiros e honestos”, frisou Genilson.

Programação – Ao longo da semana, as escolas estarão voltadas para a valorização da instituição familiar, com a realização de diversas atividades, como oficinas de artes, gincana com pais e filhos, palestras, ginástica laboral, apresentação teatral, sessão de cinema para a família, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário