Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

IMPLANTAÇÃO DA P. FAMILIAR
No dia 27/02 às 20hs na Cúria Diocesana aconteceu à primeira reunião do ano de 2012 da Comissão Vida e Família e foi colocado em pauta que este ano a Comissão vai intensificar a Implantação da Pastoral Familiar nas Paróquias e conta com ajuda dos Casais do E.C.C  e dos movimentos e pastorais para que esta meta seja alcançada em 2012.

 IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL FAMILIAR PAROQUIAL
1.Introdução

     O Plano de Pastoral da Diocese de Santos  traz como Plano Bienal Diocesano - 2011-2012 uma de suas prioridades a Família e como tal apresenta projetos dessa prioridade em todas as Regiões, bem como na Comissão Diocesana. Nesta última, um dos projetos apresentados é o da implantação da Pastoral Familiar, tendo como meta atingir a todas as Paróquias e Áreas Pastorais.
     Trata-se de um grande desafio, entre paróquias e áreas, com a Pastoral oficialmente implantada, utilizando o " Guia de Implantação da Pastoral Familiar na Paróquia", exigência básica,visando a unidade das ações, apartir de uma estrutura bem definida e um perfil metodológico que permita organização e planejamento identificados com o contexto de Pastoral Orgânica, indispensável  à consecução dos objetivos propostos.
     Na prática, tem sido muito lento o processo desde o contato inicial com as lideranças paroquiais, a partir dos párocos, passando pela manifestação de pessoas interessadas(futuros agentes), a sensibilidade e motivação até a formação de um grupo mínimo para iniciar a formação inicial, constituída de 8(oito) encontros, ou seja, a implantação propriamente dita da pastoral familiar.
     Assim, vem-se discutindo e formatando Formações, objetivando obter a participação de todas as paróquias e áreas pastorais que ainda não implantaram a Pastoral Familiar e motivá-las a essa implantação. 

2.Objetivos

     a)Sensibilizar e motivar párocos, vigários, diáconos, religiosos e lideranças  leigas paroquiais em torno da urgente necessidade de uma Pastoral Familiar Paroquial efetiva.
     b)Conscientizar os participantes do sentido da Pastoral Orgânica, como caminho obrigatório para uma ação evangelizadora de caratér renovador e missionário.(CNBB-DGAE).
     c)Dar uma panorâmica do conteúdo da formação para os primeiros agentes e apresentar testemunhos de trabalhos desenvolvidos pela Pastoral Familiar em outras paróquias.
     d)Definir, em cada paróquia participante, articulador(es) para preparar o ambiente na paróquia(local, data, horário, participantes, etc) para iniciar os encontros de implantação.

3.Requisitos necessários para a realização do Seminário e seus resultados
  
   a)Apoio do Vigário, sobretudo na mobilização dos párocos e/ou vigários com vistas à adesão e indicação de paroquianos, agentes de pastorais e integrantes de movimentos, serviços e agentes potenciais para a Pastoral Familiar;
     b)Disposição e compromisso dos participantes para abraçar os objetivos do Seminário e seus desdobramentos;
     c)Comprometimento de cada paróquia em responsabilizar-se pela divulgação e repasse da publicação " Guia de Implantação da Pastoral Familiar na Paróquia" para os agentes que participarão dos encontros de implantação;
     d)Local adequado às exposições(palestras),com espaços para eventuais trabalhos em grupos e outros itens necessários em eventos dessa natureza;
     e)Participação das paróquias como Pastoral Familiar, através dos agentes da PF e de outras pastorais, como colaboradores e beneficiários na formação que o evento lhes proporcionará.  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário