Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

sábado, 1 de maio de 2010

Formação em Santos aconteceu neste domingo



Coordenadores

Aconteceu no último domingo, 25/abr, no Colégio Liceu Santista, na Diocese de Santos, a segunda formação semestral para os agentes da Pastoral Familiar diocesana.

O encontro, que contou com a presença de dom Jacyr Braido, bispo diocesano, começou no domingo às 9h00 e estendeu-se até as 13h00. Dom Jacyr abriu o evento animado e animando os participantes, lembrando como o Cristo Ressuscitado deve ser vivido e testemunhado pelos fiéis e pelas famílias. Lembrou ainda que o assunto tema da formação, os Casais em Segunda União, é um trabalho que precisa ser encarado pela Igreja com cuidado, sem deixar de lado que a principal preocupação deva ser olhar pelos que lutam para manter estável a união indissolúvel do matrimônio.

O palestrante, André, da Diocese de Osasco e membro do Núcleo de Formação e Espiritualidade – NUFESP – do Regional Sul-1, iniciou a formação com a palestra Motivação Pastoral, onde enfatiza o comprometimento e a superação do desânimo na caminhada e na missão do cristão católico hoje, sob a lente do Documento de Aparecida.

Após esse primeiro momento, foi apresentado o tema da Segunda União, onde foram apresentados aspectos da Palavra e do Magistério da Igreja com relação ao assunto. Foram também apresentados alguns exemplos práticos já encontrados pelo casal André e Ritinha no trabalho pastoral. A primeira parte da exposição desse tema encerrou-se às 11h00, quando dom Jacyr, que em todo o tempo esteve atento à apresentação, fez um fechamento sobre o tema e contou uma pequena experiência da qual teve conhecimento e que ilustrou, mais uma vez, a importância de resgatar os casamentos que estão enfraquecidos, para que a dor dos casais em segunda união não cresça mais do que ultimamente já se observa. E despediu-se dos presentes ao encontro.

Após o intervalo do café, foi feita uma apresentação testemunhal do casal Solange e Nery, da equipe de Casais em Segunda União da Diocese de Santos, que apresentou a caminhada dos 38 casais que atualmente fazem uma caminhada com Cristo dentro da Igreja Católica, trazendo junto consigo as suas famílias. O casal apresentou diversas informações sobre o trabalho que foi iniciado pela Equipe de Nossa Senhora dos Navegantes, em 1997.

Após o casal, André retornou e apresentou uma sugestão de trabalho a ser realizado com as comunidades na intenção de criar uma acolhida misericordiosa e consciente para os Casos Especiais, dentre eles a Segunda União, utilizando três encontros com os temas: Deus é Amor, Deus é Misericórdia e Deus é Perdão.

A oração final foi feita pelo próprio André e, depois dos recados finais, Genilson e Jussara, coordenadores da Pastoral Familiar da Diocese de Santos, encerraram o evento, prometendo para o segundo semestre uma continuação do trabalho formativo dos agentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário