Semana Nacional da Familia

Semana Nacional da Familia

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Hora Santa pela Vida e pelos Nascituros

HORA SANTA EUCARISTICA

Semana Nacional da Vida de 01 a 07 de outubro de 2011.

Dia do Nascituro 08/10/11

“Fraternidade e a vida no planeta”

“A criação geme em dores de parto (Rm 8, 22)”.

 

DIR: É com alegria que nos reunimos para adorar Jesus, o Senhor da Vida, clamando para que ele nos transforme em propagadores e defensores da Vida.


Canto: Eucarístico

                                         Exposição do Santíssimo Sacramento

MIN: Graças e louvores sejam dados a todo o momento.
T. Ao Santíssimo…
MIN: Glória ao Pai…
T. Como era no princípio…

DIR: Rezemos,
Nós vos louvamos Senhor, Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criastes por amor.
Vossas mãos nos modelaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais, famílias  e todas as pessoas que cuidam da vida humana desde o seu início até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos e todas que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Daí as pessoas e às famílias  o pão de cada dia, a luz da fé e do amor fraterno.
Nossa Senhora Aparecida, intercedei por todos os nascituros, as crianças, os jovens,  adultos e idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos. Amém.

Canto:

                                       Leitura da Palavra de Deus

                                                        ( Escolher duas leituras)
Antigo Testamento
Gênesis 1, 26-31
Salmo 8; O salmo fala do lugar do ser humano na criação e sugere um cuidado responsável para com ela, na função de zelador da obra de Deus.
Salmo 104; Este salmo está entre os mais belos do saltério, como um hino à natureza, expressa poeticamente a dimensão de Deus como Senhor e Criador.
Novo Testamento
Lucas 1, 41-56
João 10,11-19


                                                      Reflexão

DIR: Deus criador, Pai da familia humana fazei que nossas famílias encontrem o sentido de celebrar a Vida, o sentido de celebrar o Vosso amor, a Vossa gratuidade manifestada em toda a criação.

Todos: O ser humano foi criado de modo especialíssimo no reino da criação porque, mesmo sendo um ser integrante da natureza, a transcende, e essa transcendência, não tira do ser humano sua condição natural, traz outras implicações que dão sentido à natureza e gera responsabilidades em relação a ela.

DIR: Na criação Deus  mostra a sua  vitória sobre o caos, organizando o mundo e
revelando-se como doador da vida. “O mundo tem recursos suficientes para atender às necessidades de todos, mas não a ambição de todos” Mahatma Gandhi.

Todos: “O homem foi criado à ‘imagem e semelhança de Deus’, capaz de conhecer e amar o seu criador, e por este constituído senhor de todas as criaturas terrenas, para as dominar e delas se servir, dando glória a Deus”.

DIR: O cuidado com o ambiente pode e deve ser hoje uma resposta ao amor redentor de Deus. Com o Criador podemos e devemos ser, criadores, cuidadores e mantenedores, ajudando a proteger o direito e a dignidade de vida das gerações futuras.

Todos: O repouso dominical, proposto  pelo Criador  nos convida a um desprendimento das ocupações para que cultivemos uma sadia relação com nosso Deus Salvador, sendo como Ele, sempre capazes de amar com gratuidade.
DIR: O homem  se percebe agraciado com um dom inestimável que é a vida, pois existe um Criador, “tudo é de Deus”, o universo e a história. O homem é integrante de um grande projeto divino, cujo principal artesão é o próprio Criador, que com sua ação providente tudo sustêm.

Todos: Deus é o criador e o mantenedor da criação. Os seres humanos são criaturas juntamente com os demais elementos da criação. Todos os elos da criação têm dignidade própria. Ao homem Deus conferiu dignidade especial de “imagem e semelhança”.

DIR: O egoísmo desfigura a obra de Vossas mãos, causando morte, destruição e tantas ameaças à vida.

Todos: Que o compromisso de nossa fé nos leve a defender e promover a vida no seu início, no seu crescimento e também no seu declínio. Vosso Filho Jesus Cristo crucificado-ressuscitado, nos confirma que o amor é mais forte que a morte. Como seus discípulos queremos “ escolher a vida”. Amém.

Canto:


DIR: Cântico das Criaturas (São Francisco de Assis)
Altíssimo, onipotente e bom Deus, teus são o louvor, a glória, a honra e toda benção.
Só a Ti, Altíssimo, são devidos, e homem algum é digno de Te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas.
Especialmente o irmão Sol, que clareia o dia e com sua luz nos ilumina.
Ele é belo e radiante, com grande esplendor de Ti, Altíssimo é a imagem.
Louvado sejas meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas, que no céu formastes claras,
preciosas e belas.
Louvado sejas meu Senhor, pelo irmão Vento, pelo ar ou neblina, ou sereno e de todo
tempo, pelo qual às Tuas criaturas dais sustento.
Louvado sejas meu Senhor, pela irmã Água, que é muito útil, humilde, preciosa e casta.
Louvado sejas meu Senhor, pelo irmão Fogo, pelo qual iluminas a noite, e ele é belo e
alegre, vigoroso e forte.
Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e nos
governa, e produz frutos diversos, e coloridas flores e ervas.
Louvado sejas meu Senhor, pelos que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados os que sustentam a paz, que por Ti Altíssimo serão coroados.
Louvado sejas meu Senhor, pela nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum
pode escapar.
Felizes os que ela achar conforme a Tua Santíssima vontade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor, e daí-lhe graças e servi-o com grande humildade.
Amém.

                                        Oração da Assembleia
Dir: Senhor, nosso Deus, protege os inocentes e livra-os da morte. Pedimos pelas crianças não nascidas e por seu pai e sua mãe, por nossos enfermos e pelos que se encontram agonizantes. Pedimos também, Senhor, pelos que nasceram com limitações. Vós, Senhor, sois o Deus da vida, o único que tem o poder sobre a vida e a morte, escuta nossas súplicas e atende nossas orações.
Todos: Senhor, fortalecei a nossa vida.
Leitor 1: Por todas as crianças que ainda se encontram no ventre materno, os nascituros, que sua dignidade de seres humanos, criados à imagem e semelhança de DEUS seja valorizada e respeitada. Supliquemos ao Senhor.
Todos: Senhor, fortalecei a nossa vida.
Leitor 2: Pelo pai e mãe gestantes, especialmente pelas mães infelizes, as que têm sido mal orientadas ou perseguidas. Aquelas que lhes é negado o amor, o cuidado e a compreensão que necessitam nesse momento tão especial, para que elas encontrem quem as oriente e ajude a sair da crise e tenham em abundância. Supliquemos ao Senhor.
Todos: Senhor, fortalecei a nossa vida.
Leitor 1: Pelos bispos, sacerdotes e demais pastores e ministros da Igreja, para que promovam em suas comunidades a conscientização  nos valores essenciais a favor da vida. Supliquemos ao Senhor.
Todos: Senhor, fortalecei a nossa vida.
Leitor 2: Pelos líderes e participantes de Movimentos e Comissões em defesa da vida, para que trabalhem em harmonia, guiados pela verdade, justiça, sabedoria e amor. Supliquemos ao Senhor.
Todos : Senhor, fortalecei a nossa vida.
Leitor 1: Pelas  crianças que são  abortadas, mortas antes de nascer para que vivam eternamente no Reino do  DEUS Criador da vida. Supliquemos ao Senhor.
Todos: Senhor, fortalecei a nossa vida.
DIR: Sabemos Senhor, que existem muitas outras falhas nessa grande família humana. Não podemos mencionar todas. Hoje, nós viemos rezar especialmente por todas as intenções em favor da vida e diante de ti depositamos  essa nossas inquietudes. Confiamos que guiarás e fortalecerás teu povo desorientado a fim de que Tua Obra Salvadora se realize plenamente em todos os homens e mulheres, especialmente nessa Semana Nacional da Vida. Por Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém.

Canto:


                            Oração pela Vida

Todos: Pai, tu és fonte de toda vida. Por JESUS CRISTO, Vosso Filho Amado, ofereces a vida eterna a todos que a desejam. Nós cremos nessa vida, Pai. Te damos graças por ela e esperamos com alegria o dia em que possamos compartilhá-la contigo.
Porém, hoje, te pedimos pela vida humana criada a Vossa imagem, a vida de todas as pessoas do mundo inteiro. Por teu amor e tua misericórdia, santificai e fortalecei nossos esforços na luta para que se respeite a dignidade que é o fundamento de toda vida humana, especialmente pelos jovens de nosso mundo. Que Vosso rosto se volte para nós e que em ti, a humanidade inteira encontre a felicidade e o valor de viver a paz e a fraternidade, fazendo desta vida uma antecipação da vida futura que gozaremos eternamente. Amém.

                       Ladainha a JESUS no ventre de Maria

Leitor: Jesus, maravilhosamente gestado no ventre de Maria.
R.: Tem misericórdia de nós.
Leitor: Jesus, concebido pelo Espírito Santo no seio de Maria.
R.: Tem misericórdia de nós.
Leitor: Jesus, revelado pelo Pai e concebido no ventre de Maria.
R.: Tem misericórdia de nós.
Leitor: Jesus, Palavra Eterna, Filho divino, abraçado pelo Pai, no seio de Maria.
R.: Tem misericórdia de nós.
Leitor: Jesus, Cordeiro de Deus no ventre de Maria.
R.: Salva-nos, Senhor.
Leitor: Jesus, inocente e santo no seio de Maria.
R.: Escuta-nos por tua bondade.
Leitor: Jesus, Filho de Deus e Messias no ventre de Maria.
R.: Tem misericórdia de nós, Senhor.
Dirigente:
Jesus, sendo de natureza divina como Filho de DEUS, não assumiu essa divindade com o Pai, mas se rebaixou para encarnar-se como filho de homem e assumir a condição de filho indefeso no ventre de sua Santíssima Mãe, a Bem-aventurada Virgem Maria. Desde a concepção até a morte, vivemos e existimosem ti. Tesuplicamos que bendigas a todas as mães e que, junto ao Pai e com o Espírito Santo abençoe todas os nascituros para que desfrutem do precioso dom da vida.
Pedimos que a amorosa proteção de Maria cubra todas as crianças no ventre de sua mãe e no carinho do seu pai e as proteja em seu nascimento. Pedimos-te, Jesus, em teu nome, a ti que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina para sempre.
R.: Amém.

Oração: Evangelium Vitae João Paulo II.

Ó  Maria,
Aurora do mundo novo,
Mãe  dos viventes,
confiamos-vos a causa da vida:
olhai, Mãe,
para o número  sem fim
de crianças a quem é impedido nascer,
de pobres para quem se torna difícil  viver,
de homens e mulheres
vítimas de desumana violência,
de idosos e doentes assassinados
pela indiferença
ou por uma suposta compaixão.
Fazei com que todos aqueles que creem
no Vosso  Filho
saibam anunciar com desassombro e amor
aos homens do nosso tempo
o Evangelho da vida.
Alcançai-lhes a graça de o acolher
como um dom sempre novo,
a alegria de celebrá-lo com gratidão
em toda a sua existência,
e a coragem para testemunhá-lo
com laboriosa tenacidade,
para construírem,
juntamente com todos os homens
de boa vontade,
a civilização da verdade e do amor,
para louvor e glória de Deus Criador e amante da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário